Domingo, 07 de junho de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Tarifaço: parlamentares governistas pedem ao Supremo punição a Eduardo Bolsonaro

Compartilhe esta notícia:

Eduardo Bolsonaro está nos Estados Unidos em licença do mandato.

Foto: Reprodução
Em discurso revoltado, deputado criticou agentes por compactuarem com ministro do STF. (Foto: Reprodução/YouTube)

Deputados aliados ao governo Lula pediram nos últimos dias ao Supremo Tribunal Federal (STF) medidas contra o deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) após o anúncio de tarifas de 50% dos Estados Unidos contra produtos brasileiros. As representações solicitam bloqueio de bens e apuração por crimes contra a soberania nacional, obstrução de Justiça e coação no curso do processo.

As medidas foram encaminhadas ao ministro Alexandre de Moraes, relator dos inquéritos que investigam tentativa de golpe de Estado e articulações antidemocráticas.

A deputada Erika Hilton (PSOL-SP) pediu o bloqueio de imóveis, contas bancárias e eventuais repasses do pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro, argumentando que Eduardo se articula com governo estrangeiro para constranger instituições brasileiras:

“As declarações públicas e reiteradas evidenciam uma articulação coordenada com o governo estrangeiro para impor sanções econômicas ao Brasil, como forma de coerção e chantagem política.”

Já o deputado Lindbergh Farias (PT-RJ) pediu a prisão preventiva de Eduardo Bolsonaro. Segundo ele, a conduta do parlamentar pode ser enquadrada como atentado à soberania nacional, além de configurar risco de fuga internacional e continuidade delitiva:

“Eduardo Bolsonaro atua não como representante do povo brasileiro, mas como agente de interesses estrangeiros. Sua permanência nos Estados Unidos é estratégica para escapar da Justiça e alimentar uma narrativa golpista com apoio externo.”

O deputado Rogério Correia (PT-MG) reforçou pedido anterior contra Jair Bolsonaro e incluiu os novos fatos relacionados ao filho, como evidência de tentativa de influenciar investigações por meio de pressão política internacional.

As reações foram motivadas por uma mensagem de Eduardo Bolsonaro publicada na Truth Social, rede social usada por Donald Trump, logo após o ex-presidente americano anunciar o tarifaço contra o Brasil. Na postagem, Eduardo escreveu

“Obrigado, presidente Donald J. Trump. Espero que as autoridades brasileiras agora tratem esses assuntos com a seriedade que merecem. O Brasil não pode — e não vai — se tornar outra Venezuela, Cuba ou Nicarágua. Deus abençoe os Estados Unidos, Deus abençoe o Brasil.”

A mensagem foi interpretada como endosso explícito à sanção econômica imposta contra o País e reforço à retórica de que Jair Bolsonaro estaria sendo perseguido politicamente pelo Supremo Tribunal Federal.

Eduardo Bolsonaro está nos Estados Unidos em licença do mandato. A Justiça investiga se ele busca interferência do governo Trump nos processos que envolvem o pai e aliados próximos, acusados de tentativa de golpe de Estado.

A avaliação entre ministros do STF é que Eduardo pode ter produzido provas contra si próprio ao comemorar as tarifas e endossar as declarações de Trump contra o Judiciário brasileiro.

Caso a Procuradoria-Geral da República (PGR) ofereça denúncia e ela seja aceita pelo STF, Eduardo poderá ser julgado antes das eleições de 2026. Uma eventual condenação por órgão colegiado o tornaria inelegível, com base na Lei da Ficha Limpa.

(Com informações do portal de notícias g1)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Deixe seu comentário

Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

6 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Vanderlei Stefani
15 de julho de 2025 03:02

VIVER DE PIX NA AMÉRICA!
Dudu Bananinha avisa que vai
fazer um esforço ficando
definitivamente na Terra do
Tio Sam: PREPAREM O BOLSO
BOLSONARISTAS , POIS ELE
NÃO TRABALHA , VAI VIVER
DE PIX DOS SEUS
ELEITROUXAS!😂KKKKKKK
#Lula2026
…See more

Vanderlei Ochoa
15 de julho de 2025 08:59

Como são marginais esses bolsonaro…

Vanderlei Stefani
15 de julho de 2025 13:32

O MALUCO está enlouquecendo

Artur Borba
15 de julho de 2025 12:30

Enquanto isso o bêbado e sua prosti ficam viajando às custas da esquerda comunista kkkkk. 2026 tá bem pertinho. A lei do retorno é implacável. Líder Trump faz da casa dele o que ele quer. Tarifação, ora, vendo pra América quem quiser. Ninguém é obrigado a vender pro EEUU. OK. Se ele quiser proibir as importações de produtos brasileiros, ele pode fazer e ninguém tem nada com isso.. é difícil explicar pra jumento.

Vanderlei Stefani
15 de julho de 2025 13:31

Empresariado rompe com Bolsonaro: “estão rifando o Brasil por interesses pessoais”

Vanderlei Stefani
15 de julho de 2025 14:45

O bananinha vai entrar pra história como o Monte de💩💩💩💩💩💩💩💩💩

Maior que a Islândia e rica em minerais estratégicos: Brasil reivindica à ONU área submersa no Atlântico
Projeto que isenta do Imposto de Renda quem ganha até R$ 5 mil será votado nesta terça-feira
Pode te interessar
6
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x