Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
24°
Thunderstorm

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Tecnologia da Embrapa aproxima aquicultura do mercado internacional

Compartilhe esta notícia:

A tecnologia permite conferir de forma remota, pelo celular, a qualidade da água de viveiros

Foto: Adriano Gambarini/Opan/Divulgação
A tecnologia permite conferir de forma remota, pelo celular, a qualidade da água de viveiros. (Foto: Adriano Gambarini/Opan/Divulgação)

Projetos inovadores desenvolvidos pela Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) para monitoramento da água em tempo real e realização de análises genéticas de peixes receberam apoio financeiro não reembolsável do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) no montante de R$ 45 milhões.

A tecnologia permite conferir de forma remota, pelo celular, a qualidade da água de viveiros ou reservatórios destinados ao cultivo de organismos aquáticos, como peixes e crustáceos, com capacidade de medição de 12 parâmetros, entre os quais oxigênio dissolvido, pH (nível de acidez) e temperatura, aproximando a aquicultura do mercado internacional.

O sistema envia também as informações em tempo real para tablets e computadores e pode ser aplicado nos biomas Amazônia, Cerrado, Mata Atlântica, Caatinga, Pampa e Pantanal. A Sonda Acqua Probe, por exemplo, foi desenvolvida no Brasil pelo projeto BRS Aqua, da Embrapa, e é apoiada pelo Fundo de Desenvolvimento Técnico-Científico – BNDES Apoio à Inovação. O projeto conta também com recursos financeiros da Secretaria de Aquicultura e Pesca do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e da própria Embrapa. Os focos principais do estudo são criações em cativeiro de tilápia, tambaqui, camarão marinho e garoupa.

O BRS Aqua da Embrapa desenvolveu também outro produto inovador, que é a análise genética Tambaplus, que dará ao setor produtivo análises de pureza e de parentesco de matrizes de tambaqui. O BNDES informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que essas análises não têm concorrente no mercado e indicam, com taxa de acerto de até 99,9%, se tais matrizes são puras ou híbridas, isto é, se resultam de cruzamento com outra espécie, e se possuem grau de parentesco entre si. “Esse conjunto de informações permite o planejamento racional de cruzamentos e, consequentemente, a redução de perdas de produtividade”, explicou o banco, em nota.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Governo federal espera arrecadar R$ 10 bilhões com leilões de aeroportos, portos e ferrovia
Treze montadoras suspenderam ou reduziram a produção de veículos no Brasil
https://www.osul.com.br/tecnologia-da-embrapa-aproxima-aquicultura-do-mercado-internacional/ Tecnologia da Embrapa aproxima aquicultura do mercado internacional 2021-04-04
Deixe seu comentário
Pode te interessar