Segunda-feira, 08 de setembro de 2025
Por Redação O Sul | 4 de setembro de 2025
Se você já teve o celular roubado ou conhece alguém que passou por isso, sabe que um grande problema é deixar aplicativos de banco e pagamento, redes sociais, senhas salvas e fotos à mercê dos bandidos.
Porém, se você tem ou pretende comprar um celular com Android, saiba que o sistema operacional oferece uma leva de recursos de segurança que dificultam a vida dos criminosos – e muitos deles já estão disponíveis em smartphones da Samsung, Motorola, Xiaomi, Realme e outras marcas. Veja abaixo 5 dicas de segurança para celulares Android.
– 1. Ative os bloqueios de detecção contra roubo: O Android 15 introduziu funções muito úteis contra roubo. Uma delas utiliza os sensores de movimento do celular para detectar movimentos bruscos, como corridas ou furtos em motos, e bloquear a tela antes que o ladrão consiga fazer algo. Há também: “Bloqueio de aparelho offline”, que bloqueia a tela do dispositivo se ele não detectar nenhuma conexão de rede. “Bloqueio remoto”, que permite bloquear o aparelho acessando um site. “Verificação de identidade”, que exige biometria ao alterar configurações essenciais do sistema.
O nome e o caminho para essa seção podem variar conforme a marca, mas, na maioria dos casos, ela se chama Proteção contra roubo e fica geralmente em Segurança e Privacidade, nas configurações do aparelho.
– 2. Ative o recurso Encontrar meu dispositivo: A função “Encontrar meu dispositivo” não foi lançada exatamente com o Android 15, mas foi aprimorada. Agora conta com uma nova rede de rastreamento offline, que usa outros dispositivos Android próximos — semelhante ao Find My, da Apple. Com ela, é possível localizar ou bloquear o celular à distância.
Para ativar, vá em: Configurações (ou Ajustes) – Segurança e privacidade – Encontrar meu dispositivo. E siga as orientações na tela.
– 3. Use a “Pasta segura” ou “Cofre seguro”: Nos celulares Android, há um espaço criptografado onde você pode guardar arquivos, fotos, vídeos e aplicativos com mais segurança. É ideal para apps de banco, já que exige uma senha separada para acesso.
Nos modelos da Samsung, o recurso se chama “Pasta Segura”; já na Realme, aparece como “Cofre Seguro”.
Para ativar, vá em: Configurações (ou Ajustes) – Segurança e privacidade – Pasta segura/Cofre Seguro.
– 4. Cuidado com o desbloqueio facial de alguns modelos com Android: Diferentemente do iPhone, que possui reconhecimento facial 3D, alguns celulares Android utilizam apenas a câmera frontal para identificação, podendo ser enganada por uma foto ou vídeo. Ou seja, a recomendação é usar desbloqueio por digital, senha, PIN ou padrão.
Para configurar o desbloqueio, vá em: Configurações (ou Ajustes) – Segurança e privacidade – Desbloqueio do dispositivo.
– 5. Oculte conteúdo sensível na tela de bloqueio: Os celulares têm uma opção que oculta mensagens de WhatsApp, e-mails, notificações de banco e outros alertas na tela bloqueada. O telefone mostrará que há uma notificação, mas não revelará o conteúdo até que você desbloqueie.
Para ativar, vá em: Configurações (ou Ajustes) – Notificações – Ocultar conteúdo quando bloqueado. Em celulares da Realme, pode aparecer como “Ocultar detalhes da notificação na tela bloqueada”.
– Bônus – Ative o Bloqueador automático nos celulares Samsung: Nos smartphones da Samsung com interface One UI, o recurso “Bloqueador automático” é muito útil porque bloqueia não só aplicativos de fontes não autorizadas (como downloads via navegador), mas também impede comandos indevidos por cabo USB-C, atualizações de software não oficiais e até identifica imagens com malware em apps de mensagens. Para ativar, vá em: Configurações – Segurança e privacidade – Bloqueador automático.