Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
19°
Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Saúde Tem medo de agulha? Vem aí vacina em adesivo de apenas 1 centímetro, autoaplicável e supereficaz

Compartilhe esta notícia:

A inovação é composta por microagulhas impressas em 3D alinhadas em um adesivo de polímero. (Foto: Reprodução)

Cientistas americanos desenvolveram uma vacina em forma de adesivo, criada via impressão 3D, que demonstrou oferecer maior proteção imunológica que a vacina intramuscular. A inovação foi desenvolvida por pesquisadores Universidade de Stanford e da Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill (UNC-Chapel Hill) e testada em animais.

O estudo realizado pelos cientistas e publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences mostra que a resposta imune da vacina adesivo de microagulhas foi 50 vezes maior do que a vacina administrada sob a pele, e 10 vezes maior do que a vacina aplicada no músculo do braço. Os resultados são possíveis porque a pele está cheia de células do sistema imunológico que são o público-alvo do imunizante.

O adesivo, quadrado com 1 cm de lado, foi aplicado na pele e pressionado pelo polegar por dois segundos. Depois disso, ele foi deixado colado à pele por 24h.

Os autores do trabalham acreditam que a resposta imunológica intensificada pode levar à redução da quantidade de imunizante, com a vacina adesivo usando uma dose menor para gerar uma resposta imunológica semelhante à de uma vacina administrada com agulha e seringa.

Na visão de Joseph M. DeSimone, principal autor do estudo, e professor de medicina translacional e engenharia química na Universidade de Stanford e professor emérito da UNC-Chapel Hill, a nova tecnologia vai estabelecer uma base para o desenvolvimento global ainda mais rápido de vacinas que são aplicadas sem dor e sem gerar ansiedade.

Esta inovação abre caminho para uma nova geração de imunizantes menos invasivos e que podem ser autoadministrados, diminuindo o sofrimento de quem tem medo de agulha.

Vacina Clover

Os estudos de fase 3 da vacina Clover, da fabricante chinesa Sichuan Clover Biopharmaceutical, mostraram 100% de eficácia contra casos graves e hospitalização para qualquer cepa circulante do novo coronavírus. A eficácia contra casos leves e moderados foi de 84% — sendo de 79% para Delta e 92% para Gama, as variantes que circulam no Brasil.

A pesquisa, que começou em março passado, foi realizada com 30 mil voluntários em cinco países, em quatro continentes, incluindo o Brasil. Os resultados já foram enviados à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A coordenadora dos testes no Brasil, Sue Ann Costa Clemens, ressalta que além da alta eficácia o destaque da nova vacina é atuar contra as variantes que mais preocupam.

“Isso é importante porque, no geral, as vacinas foram desenvolvidas para mostrar eficácia contra a cepa original. Todos os casos positivos que surgiram ao longo do estudo foram sequenciados e não foi detectado nenhum da cepa original, em nenhum país. Isso mostra que essa ela foi substituída a nível mundial em apenas um ano”, afirma Clemens.

Dos casos positivos, 38% foram provocados pela variante Delta, 25% pela MU, 9% pela Gama e 8% pela beta, entre outros.

tags: Você Viu?

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Saúde

Fita com música nunca lançada de John Lennon é vendida por 314 mil reais em leilão na Dinamarca
Facebook anuncia uma pausa no desenvolvimento do Instagram Kids, versão do aplicativo para crianças menores de 13 anos
https://www.osul.com.br/tem-medo-de-agulha-vem-ai-vacina-em-adesivo-de-apenas-1-centimetro-autoaplicavel-e-supereficaz/ Tem medo de agulha? Vem aí vacina em adesivo de apenas 1 centímetro, autoaplicável e supereficaz 2021-09-28
Deixe seu comentário
Pode te interessar