Quarta-feira, 18 de fevereiro de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Rio Grande do Sul Temporais com rajadas intensas e queda de granizo devem atingir diversas áreas do RS nesta quinta

Compartilhe esta notícia:

Alertas meteorológicos têm como alvos principais as regiões Centro, Oeste, Norte e Noroeste do Estado. (Foto: Freepik)

Boletim atualizado pela Defesa Civil Estadual prevê para esta quinta-feira (19) um cenário meteorológico favorável à ocorrência de temporais no Rio Grande do Sul, especialmente nas regiões do Oeste, Noroeste, Missões e Centro. Em algumas áreas do mapa gaúcho, a chuva intensa pode ser acompanhada de rajadas de vento superiores a 100 km/h, além da queda de granizo com grandes dimensões.

De acordo com o Centro de Monitoramento do órgão, o fenômeno deve atingir a região Oeste entre o final da madrugada e início da manhã. Nas horas seguintes, a tendência é de avanço sobre as Missões, parte do Centro e do Noroeste.

Já nas regiões Sul e Campanha há condição para chuva moderada a pontualmente forte, acompanhada de trovoadas. Os acumulados oscilam entre 10 e 60 milímetros por dia.

Para a sexta-feira (20), a tendência para a Metade Norte gaúcha é de instabilidade climática com chuva moderada a pontualmente forte, bem como eventual queda de granizo, de forma isolada. A projeção vale especialmente para as áreas Noroeste, Norte e Missões. Os acumulados tendem a oscilar entre 10 e 30 mm/dia.

Ao final do período deste aviso hidrometeorológico, são esperados acumulados de 10 a 40 mm no Estado, podendo chegar pontualmente aos 60 milímetros no Oeste, Missões, Noroeste e Centro.

Porto Alegre

A empresa de meteorologia Metsul (metsul.com) prevê para a Região Metropolitana da Capital um cenário diferente, ao menos durante os turnos da manhã e tarde: “O sol aparece com nuvens nesta quinta-feira na Grande Porto Alegre. O dia é de calor com marcas à tarde entre 31ºC a 33ºC na maior parte da área, mas em alguns pontos pode fazer mais”.

Já para o fim da tarde ou decorrer da noite não está descartada a possibilidade de chuva ou temporal. O motivo é a formação de áreas de instabilidade que avançam ao longo do dia pelo Estado – se a precipitação não chegar ainda nesta quinta, deve atingir a Grande Porto Alegre no começo da sexta.

Rios e arroios

A condição hidrológica atual é de níveis em limiar normalidade, com estações pontuais em níveis baixos na bacia do rio Vacacaí-Vacacaí Mirim, as tendências são de estabilidade ou declínio. A Defesa Civil acrescenta:

“Em função dos acumulados de chuva previstos para a metade do Estado, com volumes pontualmente elevados durante o período do aviso, é indicada a condição de Atenção para as cidades sinalizadas em amarelo” [os mapas podem ser conferidos em defesacivil.rs.gov.br].

Neste cenário, é necessário estar atento ao risco de elevações rápidas em arroios e pequenos rios, além de alagamentos pontuais em áreas urbanas, conforme a intensidade da chuva. Já os rios de maior porte devem registrar pequenas elevações, se mantendo entre os limiares de normalidade e atenção para inundação.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Governador gaúcho e seu vice participam de eventos em Caxias do Sul nesta quinta-feira
Deixe seu comentário
Verificação de Email

Você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Pode te interessar
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x