Sábado, 18 de outubro de 2025
Por Redação O Sul | 15 de outubro de 2025
Após título inédito nas duplas mistas com Bruna Takahashi, Hugo garante vaga na decisão do individual em Rock Hill.
Foto: DivulgaçãoO brasileiro Hugo Calderano segue brilhando no Campeonato Pan-Americano de tênis de mesa, disputado em Rock Hill, nos Estados Unidos. Um dia após conquistar o título inédito nas duplas mistas ao lado de Bruna Takahashi, o número 3 do mundo garantiu, nesta quarta-feira (15), vaga na final da categoria individual.
Calderano, de 29 anos, venceu o chileno Nicolás Burgos por 4 sets a 2, com parciais de 11/5, 11/5, 11/6, 10/12, 9/11 e 11/5. O brasileiro volta à mesa às 18h45 (de Brasília) para disputar o título contra o vencedor do confronto entre o norte-americano Kanak Jha e o argentino Horacio Cifuentes.
O desempenho em Rock Hill reforça a fase vitoriosa do carioca, que em julho já havia conquistado dois troféus em Buenos Aires: o primeiro torneio de WTT ao lado de Bruna Takahashi — vencendo Harmeet Desai e Yashaswini Ghorpade — e o título individual, consolidando sua posição entre os melhores do mundo. Calderano também é o atual campeão da Copa do Mundo, seu maior título até aqui.
Desde terça-feira, ele é o único brasileiro ainda vivo na competição. Leonardo Ilzuka foi eliminado nas quartas de final por Horacio Cifuentes, em uma partida equilibrada que terminou em 4 a 2 para o argentino. Antes da queda, Ilzuka havia vencido Jorge Paredes (Chile) por 4 a 0 e protagonizado uma virada emocionante contra o americano Jishan Liang, vencendo por 4 a 2.
Com o favoritismo confirmado e o título em jogo, Calderano busca mais um troféu para coroar uma temporada de conquistas e afirmação no cenário internacional do tênis de mesa.