Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Rio Grande do Sul Terminal de embarque de arroz inicia operação no porto do Rio Grande com exportação para a Costa Rica

Compartilhe esta notícia:

Terminal usa antigo silo da Cesa, com capacidade de armazenagem de 60 mil toneladas

Foto: Divulgação Portos RS
Terminal usa antigo silo da Cesa, com capacidade de armazenagem de 60 mil toneladas. (Foto: Divulgação Portos RS)

Será concluído na quinta-feira (08), no porto do Rio Grande, no Sul do Estado, embarque de 27 mil toneladas de arroz com destino a Costa Rica. Os trabalhos começaram sábado (03). O porto já realiza atividades de exportação do grão, porém esta é a primeira a ser feita diretamente do TLA (Terminal Logístico do Arroz), sediado na antiga estrutura da Cesa (Companhia Estadual de Silos e Armazéns).

O navio MV Vola atracou no cais público na noite de sexta-feira (02). A carga sai dos silos de armazenagem e segue por esteiras até o porão da embarcação, em um processo que não utiliza guindastes e danifica menos o grão.

O superintendente dos portos do Rio Grande do Sul, Fernando Estima, esteve no local acompanhando o embarque e destacou a importância de um espaço dedicado ao produto. “Parabéns às federações, tanto de produtores quanto de industriais, que auxiliaram neste processo”, disse. “Essa operação possibilita maior competitividade para o arroz que é produzido aqui”, completou. Conforme o superintendente, a entrega do terminal faz parte de compromisso do Estado com o setor orizícola.

Antes da implementação do TLA, o arroz disputava espaço nos armazéns dos terminais retroportuários com a soja, que responde por um volume de exportação significativo. Com isso, o arroz acabava sendo exportado apenas no período da entressafra da soja, quando havia disponibilidade de espaço para sua estocagem.

“Havia duas opções: ou não se exportava e o Brasil deixava de enviar o produto ou se armazenava nos terminais retroportuários, uma maneira cara e demorada”, explicou Fernando José Fuscaldo Júnior, um dos sócios do terminal.

Com capacidade de armazenamento para 60 mil toneladas, o TLA vem recebendo a carga vinda de caminhões desde 1º de março. O silo na avenida Honório Bicalho é formado internamente por outros 100 espaços de armazenamento, o que permite a estocagem dos mais variados tipos de arroz. Foram cinco meses de reforma e readequação das instalações do silo.

O TLA é uma área portuária dentro do porto organizado. Não é um terminal de uso privativo, pois faz parte dos arrendamentos da Portos RS.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Gol anuncia interesse em voos regionais no Rio Grande do Sul
Número de brasileiros que vivem na pobreza quase triplica em seis meses
https://www.osul.com.br/terminal-de-embarque-de-arroz-inicia-operacao-no-porto-do-rio-grande-com-exportacao-para-a-costa-rica/ Terminal de embarque de arroz inicia operação no porto do Rio Grande com exportação para a Costa Rica 2021-04-06
Deixe seu comentário
Pode te interessar