Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política “Tese” de Ciro Gomes sobre impeachment gera embate com Dilma nas redes sociais

Compartilhe esta notícia:

Segundo Dilma, o ex-governador do Ceará “está tentando de todas as formas reagir à sua baixa aprovação popular” com uma estratégia que, segundo ela, não o favorece. (Foto: Reprodução)

O pré-candidato do PDT à Presidência da República, Ciro Gomes, e a ex-presidente Dilma Rousseff travaram um embate numa rede social. A ex-presidente da República Dilma Rousseff afirmou, na quarta-feira (13), que o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) “mente de maneira descarada, mergulhando no fundo do poço”. A frase foi uma reação a declarações de Ciro, que voltou a criticar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o acusou de ter conspirado para o impeachment da correligionária, em 2016. Ainda segundo Dilma, o ex-governador do Ceará “está tentando de todas as formas reagir à sua baixa aprovação popular” com uma estratégia que, segundo ela, não o favorece.

“Ciro Gomes está tentando de todas as formas reagir à sua baixa aprovação popular. Mais uma vez mente de maneira descarada, mergulhando no fundo do poço. O problema, para ele, é que usa este método há muito tempo e continua há quase uma década com apenas 1 dígito nas pesquisas”, escreveu Dilma Rousseff.

A publicação foi uma resposta à entrevista de Ciro Gomes ao podcast “Estadão Notícias”. Durante a conversa, o pré-candidato à Presidência criticou os governos de Lula, assim como suas alianças políticas, especialmente com o senador Renan Calheiros (MDB-AL) e o ex-senador Eunício Oliveira (MDB-CE), que votaram a favor do impeachment de Dilma.

“Eles dizem que houve um golpe, quem fez o golpe foi o Senado Federal, confere? Quem presidia o Senado? Renan Calheiros. Quem liderou o MDB nessa investida? O Eunício Oliveira. Com quem que o Lula está hoje? E hoje eu estou seguro de que o Lula conspirou para o impeachment da Dilma”, disse Ciro Gomes.

Pouco depois da manifestação de Dilma, o pré-candidato à Presidência voltou ao Twitter para rebater as críticas. O pedetista afirmou que cometeu um erro ao lutar contra o impeachment da petista em 2016, e classificou Dilma como uma das pessoas mais “incompetentes, inapetentes e presunçosas” que já ocuparam o cargo de chefe do Executivo. Na sequência de mensagens publicadas, Ciro manteve o tom elevado e seguiu com críticas a Lula.

Dilma Rousseff também voltou à plataforma para uma tréplica e para “encerrar a polêmica”. A ex-presidente afirmou, ironicamente, que apenas Ciro é competente e que sua avaliação sobre o trabalho de mulheres é “inadequada e misógina”. Ela também classificou como “triste” o fato de o pedetista se arrepender de ter defendido a democracia e afirmou que ele utiliza os “argumentos dos golpistas que diz ter combatido”.

A nova rodada de críticas de Ciro Gomes a Lula sucede um vídeo, divulgado na segunda-feira, em que Ciro diz que Lula “não renovou suas ideias nem aprendeu com seus erros”. A publicação foi feita por ele uma semana depois de “propor uma trégua de Natal” entre a oposição ao governo Jair Bolsonaro.

Já o ex-presidente Lula subiu o tom contra Ciro Gomes (PDT), em reação à troca de ofensas entre o pedetista e Dilma pelo Twitter. Em entrevista nesta quinta-feira (14) à rádio Grande FM, de Dourados (MS), Lula disse que a atitude de Ciro foi “banal” e “grosseira”, antes de insinuar que essa postura seria uma sequela da covid-19, um “problema no cérebro, de esquecimento”. Em resposta, o presidenciável do PDT afirmou que “trágico mesmo seria ter uma sequela moral, como a do notório Lula”.

“Eu não vou falar do Ciro. O que ele fez ontem foi tão banal, foi tão grosseiro, que às vezes eu fico pensando, como Jesus Cristo na cruz dizia: ‘Pai, perdoai os ignorantes, eles não sabem o que fazem’”, disse Lula.

“Eu às vezes fico pensando, não sei se o Ciro teve covid ou não, mas me disseram que quem tem covid tem problemas de sequelas, alguns têm problema no cérebro, de esquecimento, eu não sei. Mas não é possível que um homem que pleiteia a Presidência da República possa falar as baixarias que ele falou ontem”, completou o ex-presidente.

Em resposta enviada pela assessoria de Ciro ao jornal O Globo, o pedetista lembrou que foi infectado pela covid-19 em 2020, mas ficou bem e sem sequelas. Ciro também criticou a declaração de Lula que, segundo ele, desrespeitou as vítimas da doença.

“Trágico mesmo seria ter uma sequela moral, como a do notório Lula, que com este comentário infame acaba de agredir milhões de mortos e sobreviventes da covid”, disse, em nota. As informações são do jornal O Globo.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Oposição acusa o presidente da Câmara dos Deputados de “blindar” Bolsonaro
Congresso Nacional quer criar novos tribunais federais no País
https://www.osul.com.br/tese-de-ciro-gomes-sobre-impeachment-gera-embate-com-dilma-nas-redes-sociais/ “Tese” de Ciro Gomes sobre impeachment gera embate com Dilma nas redes sociais 2021-10-14
Deixe seu comentário
Pode te interessar