Sábado, 27 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Teste para detectar zika vírus custa um mil e seiscentos reais e não é coberto por planos de saúde

Compartilhe esta notícia:

ANS diz que não é obrigatório porque os exames ainda não estão plenamente disponíveis. (Foto: Fernanda Carvalho/Fotos Públicas)

Embora a zika tenha contribuído para a declaração de emergência internacional e o Ministério da Saúde tenha tornado compulsória a sua notificação, o principal teste para diagnosticar o vírus ainda não tem cobertura obrigatória dos planos de saúde privados, segundo a ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar).

Na rede privada, a realização do teste genético do tipo PCR (Proteína-C Reativa) custa cerca de 1,6 mil reais. Na rede pública, ao menos 16 laboratórios fazem a análise no Brasil. Conforme a ANS, a justificativa para não incluir os testes por PCR no rol dos obrigatórios é que eles ainda não estão plenamente disponíveis. Em nota, o órgão afirmou que os exames específicos existentes para diagnóstico tiveram autorização para comercialização no início deste mês.

Para o biólogo José Eduardo Levi, professor da USP (Universidade de São Paulo), os planos deveriam cobrir os testes. “Se eu tiver sintomas de zika, vou querer fazer o teste. A ANS incluiu o teste de dengue no rol e 99% das pessoas que vão pedi-lo estão na fase dos sintomas. O argumento não faz sentido.”

De acordo com o médico João Renato Rebello Pinho, do Hospital Israelita Albert Einstein, de São Paulo, até agora o principal recurso para diagnosticar a doença é a observação do caso clínico. “É muito difícil fazer o diagnóstico diferencial, porque a zika, a dengue e a chikungunya têm sintomas muito semelhantes”, afirmou. (AE)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Presença do Exército derruba negativas a entrada nas casas, dizem agentes de saúde
O Irã diz apoiar o acordo que limita produção de petróleo, mas não deixa claro se vai aderir
https://www.osul.com.br/teste-para-detectar-zika-virus-custa-um-mil-e-seiscentos-reais-e-nao-e-coberto-por-planos-de-saude/ Teste para detectar zika vírus custa um mil e seiscentos reais e não é coberto por planos de saúde 2016-02-22
Deixe seu comentário
Pode te interessar