Domingo, 26 de maio de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
11°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Olimpíada Time Brasil terá agentes da Polícia Federal na delegação que vai aos Jogos Olímpicos

Compartilhe esta notícia:

Todos os 206 países participantes da Olimpíada terão direito a oficiais de segurança em suas equipes nacionais. (Foto: Reprodução)

O Time Brasil terá dois agentes da Polícia Federal credenciados e com livre acesso aos locais dos Jogos Olímpicos de Paris-2024. Segundo Joyce Ardies, gerente de Jogos e Operações Internacionais do Comitê Olímpico do Brasil (COB), todos os 206 países participantes da Olimpíada terão direito a oficiais de segurança em suas equipes nacionais, a depender do número de atletas na delegação.

Se a 100 dias dos Jogos de Tóquio-2020, a preocupação mundial era como evitar a contaminação pelo coronavírus, a 100 dias de Paris-2024, o temor é com a segurança, uma vez que o terrorismo e ataques cibernéticos são ameaças reais.

“Para Tóquio, tivemos uma equipe médica que ditou todo o trabalho do Time Brasil e nenhum brasileiro testou positivo para Covid durante a Missão. Desta vez, a atenção é para a segurança. E entende-se que, com agentes credenciados junto às delegações, estamos somando forças”, observa Joyce, que diz que o COB confia no plano de segurança do governo francês para o evento.

Nessa quarta-feira (17), dia que marca a contagem regressiva dos 100 dias para a Olimpíada, o COB fará um evento no Morro da Urca, patrimônio Mundial da UNESCO. E, nesta sexta-feira, ocorrerá a “entrega das chaves da cidade de Paris” ao comitê organizador dos Jogos.

Joyce explica que cada comitê olímpico nacional com 150 atletas ou mais tem direito a levar a Paris dois agentes indicados pelo seu governo e especializado em segurança. Esse é o número máximo por país. O Brasil tem até o momento 187 atletas classificados, de 31 modalidades.

“Se dois é pouco? Bom, a gente tinha zero. Agora são dois. Eles terão papel de intermediação das informações principais e identificar os riscos nas operações. E não de vigilância 100% da delegação. Não precisarão acompanhar todas as movimentações”, explicou Joyce.

Esses profissionais serão exclusivos do Time Brasil e participarão de reuniões regulares com os responsáveis pela segurança dos Jogos. Esses agentes terão os mesmos acessos que os atletas, como entrada na Vila Olímpica e locais de competição. Poderão também acompanhar deslocamentos de ônibus incluindo para a Casa Brasil, no Chateau de St Oue, em Saint-Ouen, na Região Metropolitana de Paris, a principal base do Brasil em Paris.

O COB também contratou profissionais de segurança locais para vigilância 24 horas do Chateau de St Ouen, e em Serre Wangari, onde acontecerá a operação de entrega dos uniformes. O enxoval olímpico terá cerca de 50.600 peças e que são entregues aos atletas conforme estes forem chegando à cidade. Nos Jogos Pan-americanos, de Santiago-2023, o Brasil teve cerca de 305 peças furtadas de local dentro da Vila dos Atletas.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Olimpíada

Comitê Olímpico do Brasil espera classificar mais 100 atletas para os Jogos de Paris
https://www.osul.com.br/time-brasil-tera-agentes-da-policia-federal-na-delegacao-que-vai-aos-jogos-olimpicos/ Time Brasil terá agentes da Polícia Federal na delegação que vai aos Jogos Olímpicos 2024-04-17
Deixe seu comentário
Pode te interessar