Sexta-feira, 17 de maio de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Colunistas Tiro no giroflex

Compartilhe esta notícia:

O diretor-geral da Polícia Federal, Fernando Segóvia. (Foto: José Cruz/Agência Brasil)

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Fernando Segóvia complicou de novo a sua situação em relação aos delegados federais, a sua categoria, que se revoltaram com a entrevista dele a uma revista. O novo diretor-geral da PF (Polícia Federal) disse que o órgão faz investigações políticas, deixando a suspeita para os delegados. A classe se uniu a outras entidades da corporação e estuda pedir uma retratação pública de Segóvia. Para piorar o cenário, ele criticou a delegada Érika Marena – ela era a preferida da categoria para o cargo. Marena virou alvo de um procedimento administrativo pela investigação que cercou o então reitor da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), que se suicidou. Internamente, não há certeza de que Marena aceite a Superintendência da PF em Sergipe.

Artilharia…

Os conservadores e católicos comemoram o adiamento da votação, no Senado, do PL 612/11, que reconhece a união estável no casamento homoafetivo.

…Pesada

O senador Magno Malta (PR-ES), da bancada evangélica, tem na manga uma emenda que impede que igrejas de qualquer religião sejam obrigadas a realizar cerimônias de “casamento gay”.

E segue polêmica

A senadora Marta Suplicy (PMDB-SP) derrubou o parecer do relator Sérgio Petecão (PSD-AC) e aprovou na Comissão de Direitos Humanos a liberação do plantio de maconha para fins medicinais.

Fila na porta

Não é só o âmbito nacional que se desenha nos bastidores de Brasília. A articulação é forte no cenário local. O empresário Paulo Octávio (PP) é sondado diariamente por expoentes políticos para se lançar ao governo do Distrito Federal. Com potencial histórico de votos na região, ele avalia com cautela se investe no Palácio do Buriti ou no Senado.

Vai mal

Em pesquisas, vai muito mal a avaliação do governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, uma das apostas nacionais do PSB. São dois (e altos) dígitos de reprovação.

Sábado sagrado

Os judeus e adventistas poderão abdicar de fazer as provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), vestibular e concursos públicos aos sábados, o seu dia sagrado, caso passe no plenário do Senado e da Câmara dos Deputados o PLS 564/2015. A proposta, que dá o direito de escolherem outro dia, foi aprovada na Comissão de Direitos Humanos do Senado.

Fôlego

A CorreiosPar, empresa de participações da estatal, assinou um contrato global (por demanda) de R$ 44 milhões com a Accenture para “estruturar novos negócios em parceria com iniciativa privada”.

Abandono

Carpas foram vistas boiando mortas, há dias, no espelho d’água do Palácio da Alvorada, residência oficial utilizada pelo presidente Michel Temer apenas para reuniões esporádicas.

Dueto

Pré-candidatos ao Planalto e prontos para as prévias do PSDB, o prefeito de Manaus (AM), Arthur Virgílio, e o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, fecharam acordo. Até a convenção de abril, vão participar juntos de debates em dez diretórios estaduais. Para mostrarem união da legenda, mas… cada um marcando a sua posição.

Sem bicadas

O PSDB quer dar publicidade a esse acordo: os debates serão transmitidos ao vivo nas redes sociais. Presidente da legenda, Alckmin quer mostrar à sociedade que os tucanos respeitam seus militantes e não há sobreposição de forças.

Impasse

Há um impasse que pode fazer o governo perder boa parte do apoio do PSDB, que oficialmente apoia a reforma da Previdência. Os tucanos querem mudar as regras de transição. O Palácio não mexe mais. Se a bancada liberar o voto, a maioria será contra.

Petróleo

Filiado recentemente ao PDT, o prefeito de Niterói (RJ), Rodrigo Neves, anunciou a criação do Fundo de Petróleo com o robusto dinheiro dos royalties que o município recebe (em montante, é o terceiro do Estado) para projetos na cidade. Ele não é candidato em 2018.

Martinho na Banda

O compositor e cantor Martinho da Vila será o principal homenageado da Banda de Ipanema no carnaval de rua do Rio de Janeiro de 2018.

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Colunistas

Sinais fortes de fumaça e fogo
Presidente do TRF-4 diz que “celeridade neste Tribunal constitui regra e não exceção”
https://www.osul.com.br/tiro-no-giroflex/ Tiro no giroflex 2017-12-19
Deixe seu comentário
Pode te interessar