Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Atirador mata oito pessoas na Califórnia. Ele também morreu

Compartilhe esta notícia:

Após os assassinatos, o atirador se suicidou

Foto: Reprodução/Redes Sociais
Após os assassinatos, o atirador se suicidou. (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

Um homem abriu fogo em um pátio de VLT – veículo leve sobre trilhos – nesta quarta-feira (26) em San Jose, na Califórnia, informou a polícia, em mais um caso de violência com armas nos Estados Unidos. Oito pessoas morreram. O autor do crime se matou em seguida.

Autoridades locais disseram à agência Associated Press que o assassino é um homem de 57 anos que trabalhava na Valley Transportation Authority – empresa de transporte público com VLTs e ônibus do sistema do Vale do Silício. Investigadores ainda tentam entender a motivação do ataque.

Além disso, segundo o Xerife do Condado de Santa Clara, uma casa de dois andares que pertencia ao assassino foi incendiada pela manhã. Não se sabe se há relação desse incêndio com o ataque a tiros.

Em nota, o presidente Joe Biden lamentou o assassinato e ordenou que as bandeiras americanas fiquem em meio mastro, como nos outros recentes tiroteios nos EUA. O democrata pediu que o Congresso “tome atitude imediata e atenda ao pedido do povo americano, inclusive a maioria dos detentores de armas, para acabar com essa epidemia de violência” no país. “Toda vida tirada por uma bala perfura a alma de nossa nação. Podemos e devemos fazer mais”, disse Biden.

Em mensagem nas redes sociais, o prefeito de San Jose, Sam Liccardo, lamentou também lamentou o crime: “Nossos corações sentem a dor pelas famílias daqueles que perdemos nesse tiroteio horrível”.

É o segundo assassinato a tiros em massa no condado de Santa Clara em menos de dois anos. Em julho de 2019, um homem matou três pessoas e se matou em seguida durante um festival em Gilroy, perto de San Jose.

Epidemia de violência

No sábado (22), um tiroteio em uma festa em Nova Jersey deixou duas pessoas mortas e ao menos 12 feridos.

Em abril, o presidente americano, Joe Biden, havia anunciado uma série de medidas de controle contra o que ele classificou na ocasião como uma “epidemia de violência com armas de fogo” nos Estados Unidos.

“A violência com armas de fogo neste país é uma epidemia. E é uma vergonha internacional”, disse Biden. “É uma epidemia, pelo amor de Deus, e tem que acabar.”

Antes de apresentar uma série de ordens executivas, o presidente democrata também classificou a violência armada nos Estados Unidos como uma “crise de saúde pública” que onera os cofres públicos em cerca de 280 bilhões de dólares anualmente.

Algumas medidas anunciadas

Aumento de restrições às chamadas “armas fantasmas” e acessórios para armas comuns; Incentivo aos estados para removerem temporariamente o porte de armas para pessoas que representem riscos a si mesmos ou a outros; Acompanhamento maior sobre o tráfico de armas de fogo; Investimento em programas de intervenção dentro de comunidades com altos índices de violência.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

AGU prepara nova ação no Supremo contra restrições de governadores e prefeitos na pandemia
Rio Grande do Sul registra 5.505 novos casos de Covid-19 e mais 132 mortes provocadas pela doença
https://www.osul.com.br/tiroteio-deixa-oito-mortos-na-california-nos-estados-unidos/ Atirador mata oito pessoas na Califórnia. Ele também morreu 2021-05-26
Deixe seu comentário
Pode te interessar