Sábado, 27 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil “Tive algumas reuniões estratégicas com Marcelo Odebrecht”, diz ex-presidente da Petrobras José Sérgio Gabrielli

Compartilhe esta notícia:

Gabrielli (foto) disse que além do assuntos nafta, envolvendo o setor petroquímico, , tratou com o presidente do grupo sobre os contratos de navios-sonda. (Foto: Antonio Cruz/ABr)

O ex-presidente da Petrobras José Sérgio Gabrielli afirmou, em depoimento à Justiça Federal, em Curitiba (PR), nessa sexta-feira, que teve reuniões com o presidente de maior empreiteira do País, Marcelo Odebrecht, para discutir questões estratégicas sobre o mercado de nafta – derivado do petróleo – e sobre a construção de navios-sonda.

“Eu tive algumas reuniões estratégicas com Marcelo Odebrecht. Eu não discuti com Marcelo nenhum detalhes de fórmula, discuti conceitos gerais sobre precificação”, explicou Gabrielli.
O ex-dirigente da estatal foi ouvido como testemunha de defesa do empreiteiro em ação penal que executivos do grupo são acusados de corrupção na Petrobras.

“A Diretoria Executiva não discute números, discutimos conceito. O conceito que discutimos era um preço de nafta que vai basear-se apenas na competição internacional ou um preço de nafta que vai basear-se na competição internacional, do custo que essa nafta vai implicar na cadeia produtiva da petroquímica. Essa discussão foi feita com Marcelo Odebrecht”, declarou o ex-dirigente.

Prisão
Odebrecht está preso desde o dia 19 de junho, em Curitiba, quando foi alvo da 14 fase da Lava-Jato (Operação Erga Omnes).

Questionado pela procuradora da República Laura Tessler, da força-tarefa da Operação Lava-Jato, se ele estabelecia reuniões diretas e à sós com Odebrecht, o ex-presidente da Petrobras negou. “Não fazia reuniões sozinho com ele, fazia com ele presente, sozinho com ele não”, respondeu.
O ex-presidente disse que além do assuntos nafta, envolvendo o setor petroquímico – a Petrobras é sócia da Odebrecht na empresa Braskem, maior do ramo no Brasil –, tratou com o presidente do grupo sobre os contratos de navios-sonda. Para a Lava-Jato, esses contratos fechados em 2011 envolveram propina de 1%.


Arroubos

Questionado qual conceito ele faz do empreiteiro, Gabrielli disse que ele é um líder empresarial competente, mas que tem alguns arroubos, diferente do pai, Emílio Odebrecht. “Ele tem uma formação capaz de tratar isso, é um líder empresarial aparentemente competente. Evidentemente que a idade faz com que ele tenha uns arroubos que o pai já não tinha mais, porque a experiência acaba colocando você um pouco mais equilibrado nas ações. Mas eu acredito que ele é um bom capitão da indústria, um importante empresário brasileiro”, respondeu.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Supremo autoriza a compartilhar delações da Operação Lava-Jato com a Receita Federal
EUA reconhece fracasso e muda forma de apoio a rebeldes sírios
https://www.osul.com.br/tive-algumas-reunioes-estrategicas-com-marcelo-odebrecht-diz-ex-presidente-da-petrobras/ “Tive algumas reuniões estratégicas com Marcelo Odebrecht”, diz ex-presidente da Petrobras José Sérgio Gabrielli 2015-10-10
Deixe seu comentário
Pode te interessar