Quinta-feira, 02 de maio de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
20°
Light Rain

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Saúde TPM: veja dicas para domar esta fera que arrasa com seu equilíbrio

Compartilhe esta notícia:

A TPM pode ser terrível, mas sempre se tem o que fazer. (Foto: Reprodução)

A TPM pode ser terrível, mas sempre se tem o que fazer, claro começando por uma visita ao médico e mantendo em dia a saúde íntima, com a obrigatória medição das taxas hormonais. Além disso, uma ajuda extra é sempre bem vinda e você poderá, se desejar, experimentar o óleo de prímula, excelente anti-inflamatório.

O óleo de prímula também atua no controle dos hormônios femininos, devido à presença do ácido linoleico em sua composição e, por esse motivo, age beneficamente nos sintomas da TPM, como cólicas, dores nos seios e irritabilidade. Claro que muitos conhecem apenas seus outros efeitos na saúde e que não são poucos: ele contém ácido linoleico, que ao ser absorvido pelo organismo, se transforma em ácido gama linolênico.

O GLA diminui níveis do mal colesterol (LDL) e auxilia no aumento do mocinho, o bom colesterol (HDL), aumenta a nossa energia vital e protege o coração (se não achar o óleo em sua cidade, me pergunte no WhatsApp 21-9-97792421 que falo onde encontrar.

Outras dicas igualmente eficazes:

Consuma mel de abelha, duas colheres de chá por dia, assim mesmo, puro, ou adoçando o chá, além dos chás que falo a seguir (folhas de laranja e folhas de limão). Dou dicas de outros abaixo. Assim você poderá variar e não ficará enjoativo. O uso do mel deve ser feito por pelo menos três meses consecutivos, mas logo no segundo mês ao início do uso você perceberá diferença em seu quadro de TPM. Faça, garanto que valerá à pena e mel, vamos combinar, é uma delícia!

* Alecrim, orégano e canela

Tenha esses três coringas em sua cozinha, você poderá usá-los como temperos e também fazer chás, portanto, tenha-os sempre à mão, eles são eficazes no combate à TPM. A forma de preparar o chá é igual para essas duas ervas: ferva uma xícara de água e adicione uma colher de chá de alecrim ou orégano em uma xícara de chá ou caneca e cubra.

Deixe o chá em infusão por 10 minutos, depois coe e beba para obter alívio. O chá de canela se faz com três pedaços de canela em casca e, neste caso, se ferve por cinco minutos. Tome os chás duas a três vezes ao dia ao começar a sentir os sintomas da TPM. Escolha o seu preferido e use, não misture os três no mesmo dia, o que você pode fazer é alternar o uso a cada mês.

* Óleos essenciais

Óleos essenciais são maravilhosos e sempre que possível, utilize-os. Não são propriamente indicados para a tensão pré-menstrual e sim para combater o estresse e olhe só, acabam proporcionando ótimos resultados. Aromas relaxantes como lavanda, rosa, sálvia e bergamota acalmam as emoções, além de terem efeitos positivos nas cólicas menstruais. Aqueça um pouco de água e coloque algumas gotas do seu óleo favorito.

Faça uma massagem no peito e no ventre, aproveite para inspirar o aroma. Você também pode usar as gotas na banheira em um banho relaxante. Se você possuir um difusor, coloque algumas gotas e acenda, o aroma tomará conta da casa. Como sou um tantinho preguiçosa, coloco as gotas em um papel absorvente e guardo dentro da fronha, funciona bem. Atenção: não importa onde LEU! Jamais tome óleo essencial, ele não é para esse fim e seu uso é somente EXTERNO!

* Oleaginosas

Consuma nozes, elas são ricas em magnésio uma porção de amêndoas oferece cerca de 100 miligramas deste mineral, conhecido por melhorar uma variedade de sintomas que acompanham a TPM, incluindo cãibras, inchaço, dor no peito e, principalmente, mudanças de humor.

Faça um lanche com algumas colheres de amêndoas torradas um pouco antes da data da menstruação, para pegar o período da TPM. Elas evitam mudanças no humor, que acaba por trazer insegurança e sofrimento.

* Aveia

Essa é boa, muito boa, imbatível e jamais deixe de usar! A aveia não só é ótima para o coração, como, por conter fibras e magnésio, ajudam a diminuir os sintomas da TPM. Além disso, a aveia contém um sedativo suave, juntamente com carboidratos complexos que podem ajudar a aliviar o estresse.

Troque o café com pão pela manhã por uma tigela de aveia, pura ou com frutas, à seu gosto. Ah, além do mais ela ajuda a eliminar as cãibras.

* Gatilhos da TPM

Você sabia que esses três vilões agravam o quadro da TPM? São eles:

Sal, álcool e cafeína. Propenso a inchaço? O sal retém água, por isso só fará você inchar mais. Tem mudanças de humor? O álcool causa quedas no açúcar no sangue, resultando em mudanças de humor mais intensas. Sentindo-se irritadiço? Os efeitos da cafeína são amplificados durante a semana pré-menstrual, aumentando a irritabilidade e o nervosismo.

Além disso, todos esses três gatilhos esgotam o magnésio em seu corpo, o que piora seus sintomas em geral. Considere diminuir o consumo, principalmente na semana que antecede a menstruação.

tags: Você Viu?

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Saúde

O WhatsApp vai deixar de funcionar em alguns modelos de smartphone ainda neste mês; veja quais
Em novo vídeo, Ana Hickmann diz que está sem dormir e fala em nova vida: “O que mais preciso agora é de saúde”
https://www.osul.com.br/tpm-veja-dicas-para-domar-esta-fera-que-arrasa-com-seu-equilibrio/ TPM: veja dicas para domar esta fera que arrasa com seu equilíbrio 2023-11-21
Deixe seu comentário
Pode te interessar