Sábado, 12 de Junho de 2021

Porto Alegre
Porto Alegre
14°
Fair

Porto Alegre Tramita na Câmara Municipal de Porto Alegre projeto que amplia tolerância da Área Azul para táxis e aplicativos

Compartilhe esta notícia:

Proposta busca evitar penalizações a motoristas durante embarque de passageiro.

Foto: Ederson Nunes/CMPA
Proposta busca evitar penalizações a motoristas durante embarque de passageiro. (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

Tramita na Câmara Municipal de Porto Alegre PLL (Projeto de Lei do Legislativo) que amplia para 30 minutos o limite de tolerância nos estacionamentos temporários pagos nas vias e logradouros públicos e em áreas urbanas predeterminadas (Área Azul) para motoristas de táxi e aplicativos.

De acordo com o autor da proposta, vereador Airto Ferronato (PSB), a utilização desses modais de transporte é crescente e, costumeiramente, “os passageiros aguardam a chegada do veículo dentro dos prédios residenciais ou estabelecimentos comerciais, por motivos de violência ou até mesmo para se abrigar da chuva e do vento”, o que gera um intervalo de tempo entre a chegada do veículo e a entrada do passageiro.

Ferronato acrescenta que, em algumas situações, os motoristas enfrentam dificuldade para estacionar o veículo em frente ao local de embarque ou precisam aguardar a chegada de seus passageiros, fazendo com que tenham que utilizar momentaneamente as vagas rotativas, e, em muitas dessas oportunidades, chegam a ser penalizados por tal utilização. Ele lembra, ainda, que o trabalho de motorista tem sido uma alternativa de renda para muitos profissionais que ficaram desempregados, sobretudo durante a pandemia.

Pelo projeto de lei, a ampliação do limite de tolerância será válida somente quando os motoristas estiverem à espera de passageiros e para embarque e desembarque. Além disso, o veículo deverá permanecer com o pisca-alerta ligado.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Prefeitura de Porto Alegre amplia faixa etária da segunda dose da Coronavac para 72 anos
Tribunal de Justiça julga ilegal greve dos servidores da educação em Porto Alegre
Deixe seu comentário
Pode te interessar