Quinta-feira, 31 de outubro de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Tratamento para HIV não ajuda pacientes hospitalizados com coronavírus

Compartilhe esta notícia:

Pesquisa de drogas contra a doença se mostrou mais difícil do que a de vacina. (Foto: Reprodução)

Uma combinação de medicamentos antivirais usada para tratar pacientes com HIV não apresentou benefícios em pacientes hospitalizados com a Covid-19 em um estudo randomizado de larga escala, anunciaram cientistas britânicos.

Cientistas conduzindo o estudo Recovery na Universidade de Oxford disseram que os resultados “descartam de maneira convincente qualquer benefício significativo em termos de mortalidade com o uso de lopinavir-ritonavir nos pacientes hospitalizados com a Covid-19 que estudamos”.

Os cientistas não encontraram diferenças em mortalidade, tempo de estadia no hospital ou risco de precisar de respiração mecânica, quando comparados os 1.596 pacientes que receberam lopinavir-ritonavir com os 3.376 pacientes no grupo de controle.

O Kaletra, da AbbVie, combina medicamentos lopinavir e ritonavir, usados em conjunto contra o HIV. A empresa aumentou seu estoque enquanto avaliava se os remédios poderiam ser usados no tratamento da Covid-19.

“Esses resultados preliminares mostram que para os pacientes hospitalizados com a Covid-19, respirando sem o auxílio de ventiladores, a combinação lopinavir-ritonavir não é um tratamento eficiente”, disse Peter Horby, chefe do estudo.

Os cientistas não conseguiram estabelecer conclusões sobre a eficiência da combinação de medicamentos em pacientes que respiram com o auxílio de ventiladores mecânicos por conta da dificuldade em administrar as substâncias.

O estudo tem examinado a eficiência de seis possíveis tratamentos para a Covid-19, envolvendo 11.800 pacientes.

Dexametasona

O diretor-geral da OMS (Organização Mundial da Saúde), Tedros Adhanom Ghebreyesus, afirmou que o corticoide dexametasona “salva vidas” de pacientes graves da Covid-19. A entidade estabeleceu cinco novas diretrizes para os países enfrentarem a pandemia. Em uma delas, intitulada “salvar vidas”, Tedros citou o medicamento.

“Identificação precoce dos infectados e cuidados clínicos precoces salvam vidas. Dar oxigênio e dexametasona a pessoas com casos graves da Covid-19 salva vidas. Dar atenção aos grupos de risco, inclusive aos idosos e pessoas de cuidados prolongados, também salva vidas”, afirmou o diretor.

O líder da organização comentou sobre o ressurgimento de casos em países que reabriram a economia e ressaltou que muitas pessoas ainda estão suscetíveis ao novo coronavírus. De acordo com o diretor, a pandemia ainda se estenderá por um longo período.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Veja o que se sabe sobre o novo vírus da gripe encontrado na China
A comissária dos direitos humanos da Organização das Nações Unidas diz estar preocupada com a “negação da realidade” da pandemia do coronavírus no Brasil e em outros países
https://www.osul.com.br/tratamento-para-hiv-nao-ajuda-pacientes-hospitalizados-com-coronavirus/ Tratamento para HIV não ajuda pacientes hospitalizados com coronavírus 2020-06-30
Deixe seu comentário
Pode te interessar