Segunda-feira, 05 de janeiro de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Economia Tribunal de Contas da União determina inspeção no Banco Central sobre liquidação do Master

Compartilhe esta notícia:

O BC apresentou um documento de 18 páginas relatando o que foi determinante para ordenar o encerramento das atividades do Banco Master.

Foto: Marcos Oliveira/Agencia Senado
O BC apresentou um documento de 18 páginas relatando o que foi determinante para ordenar o encerramento das atividades do Banco Master. (Foto: Marcos Oliveira/Agencia Senado)

O Tribunal de Contas da União (TCU) instaurou, nessa sexta-feira (2), uma inspeção no Banco Central (BC) para avaliar os procedimentos adotados na liquidação do Banco Master. O despacho que autoriza a medida foi assinado pelo presidente da Corte de Contas, ministro Vital do Rêgo, e integra o processo de acompanhamento conduzido pelo tribunal sobre a atuação da autoridade monetária no caso.

De acordo com Vital do Rêgo, a inspeção segue o trâmite regular do processo em curso no TCU e foi adotada após o envio das primeiras informações pelo Banco Central. A iniciativa atende a uma solicitação do relator do caso, ministro Jhonatan de Jesus, e tem como objetivo ampliar o acesso da unidade técnica do tribunal aos elementos que fundamentaram a decisão de liquidação da instituição financeira.

“Faz parte do rito e segue os prazos, após o Banco Central enviar as primeiras informações ao TCU. A inspeção vai permitir à unidade técnica ter acesso a documentos que embasaram a liquidação do banco”, afirmou Vital do Rêgo à Coluna do Estadão.

A abertura da inspeção, no entanto, ocorreu durante o período de recesso do Tribunal de Contas da União, o que gerou questionamentos internos e externos sobre a intensidade da atuação do TCU em relação ao Banco Central no caso envolvendo o Banco Master.

Segundo apuração da Coluna do Estadão, o relator Jhonatan de Jesus teria manifestado insatisfação ao presidente do TCU quanto ao conteúdo da nota técnica encaminhada pelo Banco Central. Em resposta às solicitações da Corte de Contas, o BC apresentou um documento de 18 páginas detalhando os fatores que levaram à decisão de encerrar as atividades do Banco Master.

De acordo com as informações apuradas, o relator esperava receber, além do relatório explicativo, cópias dos documentos e dos pareceres técnicos que subsidiaram a decisão da autoridade monetária. Diante disso, Jhonatan de Jesus encaminhou o processo para análise da unidade técnica do tribunal, o que resultou na determinação da inspeção.

Como revelou o Estadão, em resposta formal ao TCU, o Banco Central afirmou que a liquidação do Banco Master foi motivada por uma “profunda e crônica crise de liquidez” enfrentada pela instituição, além de um “grave e reiterado descumprimento de normas que disciplinam sua atividade” por parte da empresa controlada pelo empresário Daniel Vorcaro.

Ainda segundo a reportagem, um documento sigiloso enviado pelo Banco Central ao TCU na última segunda-feira (29), ao qual o Estadão teve acesso, aponta que as evidências reunidas durante a fiscalização sugerem que recursos do Banco Master teriam sido “reciclados por meio de uma cadeia de fundos e sociedades interpostas”. O texto afirma que o objetivo dessas operações seria conferir aparência formal a transações realizadas com a mesma origem dos recursos e o mesmo beneficiário final.

A inspeção determinada pelo TCU deverá permitir o acesso direto da equipe técnica a esses e a outros documentos, para avaliar a regularidade dos atos praticados pelo Banco Central e verificar se os procedimentos adotados observaram a legislação e as normas aplicáveis ao sistema financeiro nacional. (Com informações da Coluna do Estadão, de O Estado de S. Paulo)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

Endrick participa de treino no Lyon, mas estreia deve ficar para a Copa da França
Gramados sintéticos ganham espaço no futebol brasileiro e dividem opiniões
https://www.osul.com.br/tribunal-de-contas-da-uniao-determina-inspecao-no-banco-central-sobre-liquidacao-do-master/ Tribunal de Contas da União determina inspeção no Banco Central sobre liquidação do Master 2026-01-02
Deixe seu comentário
Pode te interessar