Terça-feira, 19 de março de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
25°
Partly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Rio Grande do Sul O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul proíbe lockdown em Pelotas

Compartilhe esta notícia:

Decisão judicial atendeu a pedido do Ministério Público

Foto: Divulgação
Serviços serão prestados em regime de plantão nas comarcas do interior e de Porto Alegre. (Foto: Divulgação)

Atendendo a uma ação direta de inconstitucionalidade ajuizada pelo procurador-geral de Justiça, Fabiano Dallazen, o presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, Voltaire de Lima Moraes, considerou inconstitucional o lockdown determinado pela prefeitura de Pelotas, no Sul do Estado. A decisão foi divulgada na tarde deste domingo (09).

O lockdown, que restringiu a circulação de pessoas em ruas e estradas do município, iniciou às 20h de sábado (08) e prosseguiria até o meio-dia desta terça-feira (11). A medida, segundo a prefeitura, foi tomada para evitar a superlotação dos hospitais em meio à pandemia de coronavírus.

O Ministério Público sustentou que ações que atingem o direito do cidadão de ir e vir são inconstitucionais. “Ao impedir a circulação de pessoas ou de veículos particulares no território da comuna, desbordou dos limites jurídicos autorizados, malferindo princípios constitucionais sensíveis. Dada a gravidade da crise sanitária, não resta dúvida de que os direitos individuais podem e até devem sofrer limitações bem mais severas do que ordinariamente se verificaria; contudo, mesmo assim, existem lindes insuperáveis”, afirmou o órgão.

Segundo o Ministério Público, “Estados e municípios podem adotar medidas mais restritivas para combater a pandemia, mas isso não significa que todos podem fazer tudo”.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

O Rio Grande do Sul já registrou quase 84 mil casos de coronavírus, com 2.360 mortes
O governo gaúcho paga 15 milhões de reais para projetos da Consulta Popular
https://www.osul.com.br/tribunal-de-justica-do-rio-grande-do-sul-proibe-lockdown-em-pelotas/ O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul proíbe lockdown em Pelotas 2020-08-09
Deixe seu comentário
Pode te interessar