Domingo, 20 de julho de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral Tribunal manda homem pagar 10 mil reais a mulher que sofreu importunação sexual em uma escada rolante em São Paulo

Compartilhe esta notícia:

A decisão da 6ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo teve votação unânime. (Foto: Reprodução)

A 6ª Câmara de Direito Privado do TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo) manteve, por votação unânime, decisão que condenou homem ao pagamento de 10 mil reais, a título de danos morais, por importunação sexual.

O caso aconteceu em 2019, quando a vítima foi abordada pelo réu na escada rolante de estação de metrô. Usando uma mochila para esconder a importunação, ele se aproximou da mulher e pressionou o pênis contra as nádegas dela. Após a vítima gritar e pedir ajuda a outras pessoas, o homem foi contido na plataforma e levado por agentes de segurança à delegacia.

De acordo com o relator do recurso, desembargador Alexandre Marcondes, é incontroverso que o réu praticou o crime e “nada impedia que a autora buscasse a reparação dos danos sofridos na esfera civil, sendo o dano moral no caso concreto considerado in re ipsa”. Segundo o magistrado, “considerando as circunstâncias do caso concreto, notadamente a condição econômica das partes, bem como os princípios da proporcionalidade e da razoabilidade, a indenização arbitrada fica mantida, pois está em simetria com o dano causado”.

Completaram a turma julgadora os desembargadores Ana Maria Baldy e Vito Guglielmi.

Fotos íntimas

Em outro caso, a 11ª Câmara de Direito Criminal do TJ-SP manteve decisão que condenou por extorsão homem que ameaçou divulgar fotos íntimas de mulher com quem teve breve relacionamento. A pena foi fixada em 4 anos de reclusão, em regime aberto.

De acordo com os autos, a vítima conheceu o acusado num aplicativo de relacionamento e, durante as conversas, trocou fotos íntimas com ele. Dias depois, o réu passou a exigir R$ 500 reais da mulher, afirmando que, caso contrário, divulgaria as imagens nas redes sociais e marcaria amigos dela na publicação.

Bem se nota que o apelante procurou desvincular a ameaça ao intuito de obtenção de vantagem patrimonial, mas admitiu ter exigido da ofendida o depósito em dinheiro, justificando que o valor demandado se referia a supostos gastos efetuados em ‘baladas’, fato este que a defesa não logrou comprovar. De toda forma, ele admitiu ter ameaçado divulgar as fotos, não o eximindo de responsabilidade criminal o fato de alegar que assim agiu em razão de nervosismo pelo término de seu relacionamento com sua noiva”, destacou o desembargador Paiva Coutinho. Segundo o relator, a ameaça foi grave o suficiente para caracterizar o crime de extorsão. “Daí que a condenação do apelante pelo crime de extorsão era medida de rigor, não havendo falar em desclassificação para o delito de constrangimento ilegal, vez que o fim econômico ficou comprovado com a exigência expressa do depósito de valor, incompatível com o crime de constrangimento ilegal”, escreveu.

Completaram o julgamento os desembargadores Xavier de Souza e Alexandre Almeida. A votação foi unânime. As informações são do TJ-SP.

 

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

A Justiça negou o afastamento de Ricardo Salles do Ministério do Meio Ambiente
Coronavírus: com as mudanças de comportamento e estilo de vida surgiram consequências sociais, ambientais e econômicas em todo o mundo
https://www.osul.com.br/tribunal-manda-homem-pagar-10-mil-reais-a-mulher-que-sofreu-importunacao-sexual-em-uma-escada-rolante-em-sao-paulo/ Tribunal manda homem pagar 10 mil reais a mulher que sofreu importunação sexual em uma escada rolante em São Paulo 2020-10-13
Deixe seu comentário
Pode te interessar