Domingo, 03 de maio de 2026
Por Redação O Sul | 2 de maio de 2026
Conflito teve início no dia 28 de fevereiro quando um ataque matou o líder supremo do país
Foto: ReproduçãoO presidente norte-americano, Donald Trump, disse na sexta-feira (1°) que os Estados Unidos poderiam estar “melhor sem um acordo” caso as autoridades não cheguem a um entendimento com o Irã, já que as negociações parecem novamente emperradas.
“Francamente, talvez seja melhor não fazer acordo nenhum. Quer saber a verdade? Porque não podemos deixar isso continuar”, disse Trump. “Já está durando tempo demais.”
Mais cedo na sexta-feira, Trump disse, antes de partir para a Flórida, que não estava satisfeito com a mais recente proposta do Irã destinada a encerrar o conflito. O presidente também disse a repórteres que suas opções em relação ao Irã se resumem a “ir lá e simplesmente bombardear eles até o fim e acabar com isso de vez? Ou queremos tentar fazer um acordo?”
Os Estados Unidos e Israel estão em guerra com o Irã. O conflito teve início no dia 28 de fevereiro, quando um ataque coordenado entre os dois países matou o líder supremo do país, Ali Khamenei, em Teerã. Diversas autoridades do alto escalão do regime iraniano também foram mortas. Além disso, os EUA alegam ter destruído dezenas de navios do país, assim como sistemas de defesa aérea, aviões e outros alvos militares.
Em retaliação, o regime dos aiatolás fez ataques contra diversos países da região, como Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita, Catar, Bahrein, Kuwait, Jordânia, Iraque e Omã. As autoridades iranianas dizem que têm como alvo apenas interesses dos Estados Unidos e Israel nessas nações.
Mais de 1.900 civis morreram no Irã desde o início da guerra, segundo a Agência de Notícias de Ativistas de Direitos Humanos, que tem sede nos EUA. A Casa Branca, por sua vez, registrou ao menos 13 mortes de soldados americanos em relação direta aos ataques iranianos.
O conflito também se expandiu para o Líbano. O Hezbollah, um grupo armado apoiado pelo Irã, atacou o território israelense em retaliação à morte de Ali Khamenei. Com isso, Israel tem realizado ofensivas aéreas contra o que diz ser alvo do Hezbollah no país vizinho. Mais de 2.500 morreram no território libanês desde então.
Com a morte de grande parte de sua liderança, um conselho do Irã elegeu um novo líder supremo: Mojtaba Khamenei, filho de Ali Khamenei. Especialistas apontam que ele não fará mudanças estruturais e representa continuidade da reflexão.
Donald Trump mostrou descontentamento com essa escolha, a classificando como um “grande erro”. Ele havia dito que precisaria estar envolvido no processo e pontuou que Mojtaba seria “inaceitável” para a liderança do Irã. (Com informações do portal CNN Brasil)
Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!
Ganhadora do Nobel da Paz é internada após crise grave em prisão iraniana; família teme pela vida Narges Mohammadi, ganhadora do Prêmio Nobel da Paz 2023 e atualmente presa pelo Irã, foi transferida em caráter de urgência da prisão para um hospital no noroeste do país após uma “deterioração catastrófica” de sua saúde, informou sua fundação. A Fundação Narges Mohammadi afirmou que a iraniana teve dois episódios de perda total de consciência e uma crise cardíaca grave. Ela teria desmaiado duas vezes na prisão em Zanjan, de acordo com a fundação. Além disso, perdeu 20kg e sofreu um infarto na… Leia mais »
O mundo tem de mandar esse cara pra ponte que caiu. A direita golpista ama o Trump.
Faz tempo que deveriam ter mandado ele para os infernos, um sujeito que prejudicou o mundo todo esperar o que?
E a notícia da ganhadora do Nobel da paz , não vão comentar nada? Ou vivem sempre com a boca cheia de bosta como sempre