Sexta-feira, 23 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 23 de maio de 2025
"Parabéns aos dois lados por essa negociação", disse Trump
Foto: ReproduçãoO presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta sexta-feira (23) que uma “grande troca de prisioneiros de guerra” foi concluída entre a Rússia e a Ucrânia.
Os países em guerra negociaram a troca de 1 mil prisioneiros cada. “Uma grande troca de prisioneiros acaba de ser concluída entre a Rússia e a Ucrânia. Parabéns aos dois lados por essa negociação. Isso pode levar a algo grande?”, escreveu Trump em sua rede social Truth Social.
Na quinta-feira (22), um representante da inteligência militar ucraniana afirmou que a Ucrânia havia submetido à Rússia uma lista com 1 mil prisioneiros de guerra, em preparação para uma troca em larga escala com o rival.
A troca foi acordada no início deste mês, em negociações diretas em Istambul, na Turquia, durante a primeira rodada de conversas diretas entre Rússia e Ucrânia em mais de três anos.
O ministro das Relações Exteriores russo, Sergey Lavrov, afirmou nesta sexta-feira (23) que um documento-base para um cessar-fogo na guerra contra a Ucrânia está em estágio “avançado”. O memorando deveria ser elaborado conjuntamente por Rússia e Ucrânia, mas os russos estão fazendo uma versão e a entregarão aos ucranianos, segundo Lavrov.