Domingo, 28 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
21°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Economia Trump e Trudeau fazem 1ª reunião bilateral e reafirmam boa relação de EUA e Canadá

Compartilhe esta notícia:

Trudeau (E) e Trump (D) se cumprimentam no Salão Oval da Casa Branca, nesta segunda (13). (Foto: Reprodução)

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, recebeu nesta segunda-feira (13) na Casa Branca o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau. Após se reunirem privadamente no Salão Oval, eles participaram de uma mesa-redonda com empresárias para discutir a situação das mulheres na força de trabalho.

A reunião desta segunda foi a primeira entre ambos desde que Trump assumiu a presidência dos Estados Unidos, em 20 de janeiro.

Os dois líderes reiteraram a forte ligação comercial e histórica dos países. Quando perguntados sobre se as políticas do Canadá e dos EUA em relação aos refugiados não seriam contraditórias (o Canadá tem recebido os refugiados sírios, enquanto o governo Trump criou o decreto, agora suspenso, barrando imigrantes de 7 países de maioria muçulmana), o americano apenas citou o “bom trabalho” que estariam fazendo internamente no sentido de tirar do país os estrangeiros com histórico de criminalidade, sem entrar no mérito de como têm atuado os canadenses. Mas observou que “nunca se pode estar totalmente confiante” na segurança da fronteira com os vizinhos do Norte.

Trudeau disse que considera a segurança importante, mas que seu país manterá a tradição de ser aberto a refugiados. O canadense quer evitar temas conflituosos com Trump, como a imigração e o amparo de refugiados, para estabelecer o mais rápido possível uma boa relação com o novo presidente americano em benefício dos laços bilaterais.

Nafta

O primeiro-ministro citou que muitos canadenses estão preocupados com o futuro do Nafta, o bloco de livre comércio que reúne Canadá, EUA e México, já que seus empregos dependem das exportações para os Estados Unidos.

Trump disse que vai ajustar as ótima relação comercial com o Canadá, e que a situação do vizinho ao norte é diferente da relação dos americanos com o México. O presidente americano considera o déficit comercial que seu país tem com os mexicanos muito desvantajoso.

Trump pediu um comércio de “reciprocidade” com o Canadá. Ele também falou em construir “pontes” comerciais na fronteira, aparentando deixar de lado sua agressiva retórica sobre o tema comercial.

“Os Estados Unidos são muito sortudos de terem um vizinho como o Canadá”, disse Trump. “Achamos que nossos países são mais fortes quando juntamos nossas forças em matéria de comércio internacional”, afirmou.

No Canadá, tanto conservadores como liberais consideram que o Nafta, posto em vigor em 1994, foi fundamental para o bem-estar do país ao multiplicar as relações comerciais entre EUA e Canadá até transformá-los nos dois maiores parceiros comerciais do mundo.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

Preso homem acusado de abusar sexualmente de uma menina de 12 anos em Canoas
Mulher encomenda a própria morte em Brasília e processa matador por não concluir o “serviço”
https://www.osul.com.br/trump-e-trudeau-fazem-1a-reuniao-bilateral-e-reafirmam-boa-relacao-de-eua-e-canada/ Trump e Trudeau fazem 1ª reunião bilateral e reafirmam boa relação de EUA e Canadá 2017-02-13
Deixe seu comentário
Pode te interessar