Terça-feira, 18 de novembro de 2025
Por Redação O Sul | 13 de setembro de 2019
Uma nota divulgada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na tarde desta sexta-feira (13) informou que a pasta não envia mensagens por e-mail ou por aplicativos de smartphones falando sobre cancelamento de títulos eleitorais. O esclarecimento foi necessário após o recebimento pelo TSE de relatos de pessoas que receberam e-mail pedindo que atualizassem a situação cadastral por meio de um link de origem duvidosa. “Essas mensagens são falsas e, provavelmente, usadas por criminosos para coletar informações das pessoas que podem, consequentemente, ser usadas em golpes”, diz um trecho da nota.
Ainda de acordo com o TSE, apenas os inscritos como mesários podem receber avisos eletrônicos enviados por alguns tribunais regionais eleitorais (TREs) por e-mail. E, mesmo nesses casos, “somente mediante prévia e específica autorização do interessado”.
Para consultar a situação cadastral, o eleitor precisa se dirigir ao cartório eleitoral mais próximo ou entrar no Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na internet.