Terça-feira, 13 de maio de 2025

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil TSE estabelece prazo para atualização do cadastro eleitoral; 2,6 milhões de brasileiros estão irregulares

Compartilhe esta notícia:

Obrigatoriedade foi estabelecida na minirreforma eleitoral. (Foto: Reprodução)
Por Gabriella Rocha*

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) declarou que, em todo o país, mais de 2,6 milhões de pessoas estão com o documento do título de eleitor em situação irregular. Aqueles que não votaram e também não justificaram a ausência nas urnas nas últimas três eleições – 2014, 2016 e 2018 – tem até o dia 6 de maio para regularizar a situação, correndo o risco de perderem o título caso não o façam.

O cancelamento do título pode comprometer o cidadão no processo de contratação profissional, além de dificultar a obtenção de passaporte para viagens áereas. De acordo com o TSE, o documento é necessário para a retirada do passaporte e da carteira de identidade; recebimento de bonificações, vencimentos e direitos de subscrição; solicitação de empréstimos e para participar de concursos públicos ou administrativos.

Para verificar a sua situação eleitoral, basta acessar o portal online do TSE e pesquisar por “situação eleitoral”. O link gerado disponibiliza a pesquisa e informa se o título está regular ou irregular. Nos casos de irregularidade, o eleitor deverá pagar uma multa de R$3,50 (disponível para quitação no portal) e se apresentar em um cartório eleitoral com um documento oficial com foto, comprovante de residência e título de eleitor.

*Estagiária sob supervisão de Marjana Vargas

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Adolescentes mascarados e armados com machado invadem escola no Paraná
Delegacia do Meio Ambiente apreende aves silvestres que eram comercializadas pela internet em Canoas
https://www.osul.com.br/tse-estabelece-prazo-para-a-atualizacao-do-cadastro-eleitoral-26-milhoes-de-brasileiros-estao-irregulares/ TSE estabelece prazo para atualização do cadastro eleitoral; 2,6 milhões de brasileiros estão irregulares 2019-04-04
Deixe seu comentário
Pode te interessar