Quarta-feira, 07 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 21 de agosto de 2021
A partir deste domingo (22), brasileiros que já estão completamente vacinados contra a Covid-19 poderão entrar na Alemanha sem a necessidade de quarentena. A lista de imunizantes aceitos pelas autoridades sanitárias alemãs, no entanto, exclui a Coronavac, um dos mais utilizados no Brasil.
Com a liberação, a Alemanha segue os passos de outros países como Suíça, França, Islândia, Bahamas e Qatar, que já abriram suas portas a brasileiros vacinados. Em 7 de setembro, será a vez de o Canadá se juntar a esta lista.
Será permitida a entrada de viajantes vacinados há pelo menos 14 dias com a segunda dose das vacinas dos laboratórios Pfizer, AstraZeneca (incluindo Covishield, produzido na Índia e usado também no Brasil) e Moderna, ou com a dose única da vacina da Janssen. Estes são os únicos imunizantes, até o momento, autorizados pelo Paul-Ehrlich-Instituts (PEI), a agência federal que regula o uso de medicamentos na Alemanha.
Apesar de aprovada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a vacina desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac e produzida no Brasil pelo Instituto Butantan, ainda não está na lista das autoridades sanitárias alemães nem da Agência Europeia de Medicamentos. A inclusão de novas vacinas, segundo essas autoridades, pode acontecer em breve, após a conclusão de estudos ainda em curso.
Como comprovar?
O viajante imunizado deve apresentar na entrada do país um comprovante de vacinação, que pode ser o Certificado Covid Digital da União Europeia ou outro similar, como o gerado pelo aplicativo Conecte SUS. O documento (digital ou impresso) precisa estar em inglês, alemão, espanhol, francês ou italiano. E deverá conter as seguintes informações:
1) Os dados pessoais da pessoa vacinada (sobrenome, nome e data de nascimento);
2) Data da vacinação e número de doses aplicadas;
3) Nome da vacina aplicada;
4) Nome da doença alvo da vacina;
5) Indicadores da pessoa ou instituição responsável pela realização da vacinação ou pela emissão do certificado, por exemplo, um símbolo oficial ou o nome do emissor.
PCR
Os visitantes precisarão também preencher um formulário sanitário digital, com informações pessoais e histórico de viagens.
Pessoas que se recuperaram da doença antes da vacinação, e que tiverem tomado apenas uma dose dos imunizantes aprovados pelas autoridades alemães, também estão aptas a entrar. Para isso, precisam apresentar um teste PCR da época da recuperação, que precisa estar em inglês, alemão, espanhol, italiano ou francês.
E todos os viajantes devem apresentar um teste PCR negativo para a Covid-19 feito até 72 horas antes da chegada, nos mesmos diomas dos documentos anteriores.
Crianças
Crianças de seis a 12 anos que ainda não tiverem sido vacinadas poderão entrar, acompanhadas por seus pais vacinados, desde que apresentem teste PCR negativo para a Covid-19. Já menores de seis anos poderão entrar com os responsáveis, sem precisar de testes. Mais informações no site do serviço diplomático alemão no Brasil.