Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
19°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Turquia aprova entrada da Suécia na Otan

Compartilhe esta notícia:

O fato encerra meses de negociações entre o país e a aliança militar.

Foto: OTAN/Source
O fato encerra meses de negociações entre o país e a aliança militar. (Foto: OTAN/Source)

O parlamento da Turquia aprovou a entrada da Suécia na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) nesta terça-feira (23). O fato encerra meses de negociações entre o país e a aliança militar.

O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, ainda precisa assinar a decisão, o que deve acontecer nos próximos dias. Agora, resta apenas a aprovação da Hungria para que a Suécia entre na organização.

Desde 2022, a Turquia fazia objeções sobre a entrada da Suécia na aliança militar, após Estocolmo pedir para entrar na Otan, após a invasão em grande escala da Rússia na Ucrânia.

A Turquia e a Hungria mantêm melhores relações com a Rússia do que outros membros da Otan, aliança que é liderada pelos EUA.

O governo húngaro salientou acreditar que a adesão à Otan “não é uma prioridade” para a Suécia com base nas ações do país. O país havia se comprometido a não ser o último aliado a ratificar a adesão da Suécia, mas o parlamento húngaro está em recesso até meados de fevereiro.

O primeiro-ministro da Suécia, Ulf Kristersson, disse que o país “está a um passo mais perto de se tornar membro da Otan”.

Em julho de 2023, Erdogan concordou em encaminhar ao parlamento a proposta da Suécia para ingressar na Otan. Na ocasião, o secretário-geral Jens Stoltenberg disse que “o presidente Erdogan concordou em encaminhar o protocolo de adesão da Suécia à grande assembleia nacional o mais rápido possível e trabalhar em estreita colaboração com a assembleia para garantir a ratificação”, disse Stoltenberg em entrevista coletiva.”

A Otan (sigla que significa Organização do Tratado do Atlântico Norte) é uma aliança formada por 31 países, incluindo EUA, Canadá, Reino Unido e França (veja lista completa abaixo).

A organização passou para o centro das discussões da diplomacia internacional em meados de abril e ao longo de maio de 2022 devido à possibilidade de adesão da Finlândia e da Suécia, em meio à Guerra na Ucrânia. Em abril de 2023, a Finlândia entrou oficialmente para o grupo.

A organização foi criada em 1949, no período da chamada Guerra Fria, sob a liderança dos EUA em oposição à extinta União Soviética.

Desde então, a Otan passou a atuar, sobretudo, como uma aliança que zela pelos interesses econômicos dos membros, com algumas exceções, como por exemplo quando agiu diretamente na Líbia, no conflito que derrubou o ditador Muammar Gaddafi.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Comandante do Exército contribui para pacificação do País, afirma presidente do Supremo, Luís Roberto Barroso
Brasil registrou média de três eventos climáticos por dia em 2023
https://www.osul.com.br/turquia-aprova-entrada-da-suecia-na-otan/ Turquia aprova entrada da Suécia na Otan 2024-01-23
Deixe seu comentário
Pode te interessar