Terça-feira, 23 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Veja por qual motivo o Twitter bloqueou a pesquisa pelo termo bissexual

Compartilhe esta notícia:

Eecentemente o Twitter anunciou o endurecimento no tipo de conteúdo que considera aceitável. (Foto: Reprodução)

O Twitter se envolveu em uma polêmica com a comunidade LGBT por ter censurado conteúdo associado aos termos “bissexual” e “transsexual”. Ao pesquisar por eles utilizando a ferramenta de busca da rede social, os usuários deparavam-se com uma mensagem afirmando que nenhum resultado foi encontrado ou que os resultados foram bloqueados por conter conteúdo potencialmente explícito.

Por conta disso, o Twitter veio a público para pedir desculpas pelo ocorrido e explicar que, de fato, os termos estavam incluídos em uma lista com palavras que estão constantemente associadas a conteúdo adulto. “Identificamos alguns erros nos resultados da pesquisa para determinados termos”, explicou a rede social. “Pedimos desculpas por isso. Estamos trabalhando rapidamente para resolver e atualizaremos em breve”.

Logo depois, o serviço de microblogs voltou a se pronunciar explicando detalhadamente os motivos que levaram ao bloqueio do conteúdo envolvendo os termos. “Um dos sinais que usamos para identificar mídia sensível é uma lista de termos que frequentemente aparecem ao lado do conteúdo adulto. Muitas dessas palavras na lista não são inerentemente explícitas, e é por isso que elas devem ser utilizadas ao lado de outros sinais para determinar se o conteúdo é sensível”.

O perfil de suporte do Twitter também informou que a “lista estava desatualizada” e que continha termos que não necessariamente eram usados em contextos de conteúdo adulto. A lista programada para filtrar material sensível na rede social é baseada apenas em texto, o que pode dificultar a real eficácia da filtragem.

Em 2012, o Google sofreu com um problema similar, incluindo restrições a determinados termos, como “bissexual”. Em 2015, porém, a empresa modificou a forma de filtrar conteúdo adulto em suas buscas para que nos primeiros resultados não aparecessem imagens, sites e/ou citações sensíveis. É provável que o Twitter incorpore uma solução similar, estabelecendo um filtro de prioridades para cada termo envolvendo orientação sexual.

Vale lembrar que recentemente o Twitter anunciou o endurecimento no tipo de conteúdo que considera aceitável, incluindo conteúdo sexualmente explícito e discursos de ódio, e promete, até o final do mês, uma nova atualização.

Na ocasião, em uma série de publicações, o presidente-executivo da empresa, Jack Dorsey, anunciou planos para atuar de forma mais agressiva para limitar o número de agressores no Twitter.

O novo conjunto de orientações estará alinhado com as publicações de Dorsey e incluirá a suspensão imediata e permanente de qualquer conta que a empresa identifique como o fonte de nudez não consensual.

A definição de nudez não consensual da rede social também será expandida para incluir “imagens upskirt”, “creep shots” e “conteúdo de câmera escondida”, afirma a mensagem no email.

O email também afirma que a empresa vai publicar mais detalhes sobre uma mudança de política que inclua símbolos e imagens de ódio em sua definição de mídia sensível.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Procurador-geral arquiva ação eleitoral contra Dilma e alfineta oposição
Estado islâmico executou quase cem pessoas em um mês na Síria
https://www.osul.com.br/twitter-explica-o-motivo-de-ter-bloqueado-pesquisa-pelo-termo-bissexual/ Veja por qual motivo o Twitter bloqueou a pesquisa pelo termo bissexual 2017-11-07
Deixe seu comentário
Pode te interessar