Sexta-feira, 01 de agosto de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Um alpinista morreu e outro ficou preso em um paredão em Santa Catarina

Compartilhe esta notícia:

Apaixonado por esporte, Lucas possuía experiência em esportes radicais. (Foto: Redes Sociais/Reprodução)

Um alpinista morreu e outro ficou preso a uma altura de 200 metros na manhã do último domingo (11), após uma pedra deslizar do Cânion Espraiado, em Urubici, na Serra de Santa Catarina. A operação de resgate feita por policiais militares teve a duração de seis horas.

O acidente ocorreu durante o percurso feito de rapel no momento em que eles subiam o cânion, por volta das 10h. A pedra atingiu a cabeça do empresário Lucas de Zorzi, de 39 anos, que ficou inconsciente e morreu. O amigo dele Diego Braga, de 31 anos, não conseguiu se mover do paredão e foi resgatado com ferimentos leves.

Técnica

Por ser uma região de difícil acesso, os socorristas do Batalhão de Aviação da Polícia Militar precisaram utilizar a técnica McGuire, que consiste no lançamento de um tripulante do helicóptero por meio de descida de rapel, amarração, imobilização das vítimas e içamento por meio de cordas.

A equipe resgatou Lucas, que foi encaminhado ao Hospital Nossa Senhora do Prazeres, mas ele não resistiu aos ferimentos e morreu.

Em seguida, a aeronave retornou ao local e retirou o segundo alpinista da área de vegetação.

Esportista experiente

Diretor de uma empresa de equipamentos para indústria madeireira, Lucas foi campeão Brasileiro de Wingsuit Artístico nos anos de 2015, 2016 e 2017, e recordista Sul e Latino Americano da modalidade.

Ele também atuou como instrutor do esporte que tem como fundamento o uso de um macacão com asas para voos de alta performance.

Apaixonado por esportes radicais, o empresário possuía experiência em escalada em rocha esportiva e alta montanha. Lucas também praticava snowboard, paraquedismo e skydive. Ele deixa um filho e mulher.

Luto

Após a divulgação da morte do empresário, clube de Wingsuit em que Lucas era instrutor lamentou acidente. Em uma publicação nas redes sociais, a escola afirmou que Lucas era um dos melhores do esporte.

“E com grande pesar que comunicamos a toda comunidade a perda do nosso grande irmão Lucas, um amigo incrível, pai e marido dedicado, que na qualidade de atleta estava entre os melhores do esporte! Você sempre estará em nossas mentes e nossos corações. Descanse em paz nosso querido irmão”, dizia a nota publicada na noite de domingo.

Comunicado

Ao comunicar a morte de Lucas, a Mill Indústria de Serras, localizada em Lages, também manifestou pesar pela morte do diretor da companhia. “O falecimento prematuro interrompe tragicamente uma trajetória marcada pelo espírito aventureiro, por vitórias e conquistas, deixando um grande legado de empreendedorismo e dedicação que servirão de exemplo para as futuras gerações”, dizia o comunicado.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Funcionários do aeroporto de Campinas despachavam cocaína
Supremo atende pedido do Ministério Público Federal e suspende liminar que soltou traficante André do Rap
https://www.osul.com.br/um-alpinista-morreu-e-outro-ficou-preso-em-um-paredao-em-santa-catarina/ Um alpinista morreu e outro ficou preso em um paredão em Santa Catarina 2020-10-12
Deixe seu comentário
Pode te interessar