Domingo, 13 de julho de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Funcionários do aeroporto de Campinas despachavam cocaína

Compartilhe esta notícia:

A apuração do caso ocorreu por meio da Operação Overload, realizada pela Polícia Federal. (Foto: Arquivo/Agência Brasil)

Acesso a informações privilegiadas do esquema de segurança, transporte de drogas por trator, palets, malas e em veículo de entrega de comida e ameaça a funcionários para participação no esquema estão entre os métodos de atuação de uma quadrilha que operava o tráfico internacional de entorpecentes a partir do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), e foram revelados no Fantástico, da TV Globo.

A apuração do caso ocorreu por meio da Operação Overload, realizada pela Polícia Federal. Segundo a corporação, criminosos montaram um esquema milionário para enviar cocaína para a Europa.

Em operação, na última terça-feira (6), 35 mandados de prisão e 44 de busca e apreensão foram cumpridos. Dois homens morreram durante a abordagem. O terminal é o maior do País no volume de entrada e saída de cargas por via aérea.

De acordo com a PF, a quadrilha atuava tanto no terminal de cargas quanto no terminal de passageiros por meio de três núcleos:

– Grupo de operadores externos: pessoas que não pertencem ao quadro de funcionários do aeroporto e eram os responsáveis pelas tratativas com investidores e traficantes estrangeiros, assim como pelo aliciamento de empregados aeroportuários;

– Grupo de operadores internos: empregados aeroportuários aliciados que exercem suas atividades na área restrita de segurança, especialmente em funções que envolvam carga e descarga de aeronaves e suas movimentações;

– Grupo de operadores estrangeiros: traficantes em solo europeu responsáveis pela retirada da cocaína exportada a partir do Aeroporto Internacional de Viracopos.

No núcleo interno atuavam pessoas que trabalham na área restrita de Viracopos, como operadores de rampa, motoristas e operadores de trator, responsáveis pela carga e descarga de bagagem.

Uma imagem mostra um funcionário usando um trator para levar a droga até um avião, segundo a Polícia Federal. Até empresas de fornecimento de comida para os aviões eram usadas.

Segundo a investigação, um carro branco que aparece em imagens e aparentemente levava refeições para o avião, na verdade, transportava 153 quilos de cocaína. A droga foi apreendida e uma pessoa foi presa em flagrante.

A cocaína também entrava pelo terminal de cargas, escondida nos palets, que são estruturas de madeira usadas nas operações logísticas.

Um cão farejador localizou uma carga com 22 quilos de cocaína que iria para a Europa.

Um assalto em março de 2018 ligou o alerta da Polícia Federal. Bandidos armados entraram na pista e, sem um dar único tiro, roubaram um malote com 5 milhões de dólares que tinha como destino a Europa. A ação durou seis minutos.

No mês passado, a polícia prendeu dois suspeitos de participar deste crime.

“Pouco tempo depois desse roubo, foram apreendidos 153 quilos de cocaína. Aí acendeu a luz vermelha na Polícia Federal em relação ao que estava correndo ali”, explica o delegado chefe da PF em Campinas, Edson Geraldo de Souza.

Na última semana, a Justiça Federal de Campinas determinou o cumprimento dos 35 mandados de prisão e 39 de busca e apreensão.

Segundo a PF, é o desmonte de uma quadrilha que atuava havia pelo menos três anos no aeroporto.

Um total de R$ 7 milhões em patrimônio dos suspeitos foram bloqueados pela Justiça nos últimos dois anos. E quase 250 quilos de cocaína foram apreendidos em Viracopos.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

O presidente do Supremo quer tornar audiências de custódias virtuais em algumas cidades
Um alpinista morreu e outro ficou preso em um paredão em Santa Catarina
https://www.osul.com.br/funcionarios-do-aeroporto-de-campinas-despachavam-cocaina/ Funcionários do aeroporto de Campinas despachavam cocaína 2020-10-12
Deixe seu comentário
Pode te interessar