Sábado, 20 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Um apagão deixa milhões de pessoas sem luz na América Central

Compartilhe esta notícia:

Em algumas regiões moradores chegaram a ficar uma hora e meia sem energia. (Foto: Reprodução)

Um blecaute causado por falha em uma subestação elétrica de Honduras deixou milhões de pessoas sem luz na América Central nesta segunda-feira (16). Ainda durante a noite, funcionários trabalhavam pelo restabelecimento total da energia elétrica após o apagão que afetou os seguintes países: Honduras, Nicarágua, El Salvador e Guatemala.

A situação mais grave foi justamente em Honduras, cujo território ficou inteiramente sem luz. Estima-se que o apagão tenha afetado cerca de 9 milhões de pessoas no país.

O gerente-geral da companhia hondurenha de energia, Leonardo Deras, afirmou que houve uma falha na interconexão elétrica dos países da América Central. Por volta das 18h (de Brasília), mais de 85% do serviço elétrico havia voltado a funcionar, mas funcionários ainda tentavam retomar o fornecimento total horas depois.

Na capital hondurenha, Tegucigalpa, mais de 600 semáforos pararam de funcionar, o que causou enormes transtornos ao trânsito local. Além disso, imagens da agência Reuters mostram que açougues ficaram sem luz para refrigerar a carne. Os estragos causados pelo apagão ainda não foram contabilizados.

Transtornos na Nicarágua

O incidente também causou transtornos para a maior parte da população da Nicarágua, uma vez que o blecaute atingiu a capital Manágua. Há relatos de que o incidente prejudicou o acesso à internet e até interrompeu a distribuição de água em locais onde o fornecimento é feito por bombas elétricas.

De acordo com a agência Associated Press, as quatro nações afetadas pelo blecaute desta segunda-feira estão na mesma rede de Costa Rica e Panamá – não atingidas pelo apagão.

Apagão em junho

Em junho deste ano, uma falha no sistema elétrico deixou toda a Argentina sem energia, em pleno domingo de Dia dos Pais no país. A rede argentina “entrou em colapso” na manhã do dia 17. Além de forçar o fechamento da maior refinaria do país, a interrupção também cortou a eletricidade em grande parte do Uruguai, bem como áreas do Paraguai e Chile.

O problema foi causado por uma falha no sistema de distribuição de energia do litoral argentino. “Trata-se de um caso inédito, que será investigado a fundo”, disse na época o presidente argentino Mauricio Macri pelo Twitter.

A estatal uruguaia UTE afirmou que, às 7h06min (mesmo fuso horário de Brasília), “um mau funcionamento da rede argentina afetou o sistema interligado”, deixando todo o país sem luz. A empresa de energia Edesur Argentina classificou a interrupção de “excepcional” e chegou a dizer que provavelmente levaria o resto do dia antes que ela pudesse devolver a eletricidade a todos os seus clientes.

O serviço começou a ser restabelecido a partir das 10h. Às 18h45min, mais de 90% dos afetados na Argentina e 98,5% do Uruguai contavam com energia normalizada, de acordo com o jornal argentino Clarín e a UTE. Na ocasião, o  Brasil não chegou a ser afetado.

O blecaute interrompeu o sistema de transporte de Buenos Aires, devido à falta de sinalização, e prejudicou eleições locais que estavam previstas em algumas províncias, como por exemplo, Santa Fé, San Luis, Formosa e Tierra del Fuego.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

As dívidas estaduais honradas pelo governo federal batem recorde
O mercado projeta o corte de meio ponto percentual na taxa de juros esta semana
https://www.osul.com.br/um-apagao-deixa-milhoes-de-pessoas-sem-luz-na-america-central/ Um apagão deixa milhões de pessoas sem luz na América Central 2019-09-16
Deixe seu comentário
Pode te interessar