Quarta-feira, 01 de maio de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
19°
Light Rain with Thunder

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Um empresário suspeito de desviar 10 milhões de reais do Banco do Brasil se entregou à polícia

Compartilhe esta notícia:

Operação foi deflagrada pela Polícia Civil do Paraná na semana passada. (Foto: PF/Divulgação)

Na manhã desta segunda-feira, um empresário de Goiás, suspeito de envolvimento em um esquema que teria desviado R$ 10 milhões do Banco do Brasil, entregou-se à Polícia Civil de Curitiba (PR). Além dele, ex-gerente de uma agência do banco no Centro da cidade e outras quatro pessoas foram alvos da Operação Sangria, da Delegacia de Furtos e Roubos da capital paranaense. A operação, que havia sido deflagrada na semana passada, ainda procura um outro empresário foragido.

Demitido em junho do ano passado, após o próprio banco descobrir a fraude, o ex-gerente da agência da Rua Comendador Araújo, em Curitiba, está entre os presos, junto com dois contadores e dois empresários. Segundo a polícia, o esquema criminoso contava com a participação dos dois contadores, que são irmãos e sócios. Entre 2015 e 2016, eles abriam contas bancárias sem o conhecimento dos donos de empresas e com documentos falsos.

Os dados eram repassados para o gerente da agência que realizava empréstimos financeiros e antecipações de títulos. A polícia afirma que o ex-gerente da agência chegou a alterar o cadastro de empresários no sistema do Banco do Brasil, sem que eles soubessem, para que as transferências bancárias fossem realizadas. O dinheiro desviado era transferido para contas de empresas envolvidas com a organização criminosa.

A denúncia foi feita pelo próprio banco, depois de demitir o gerente, que trabalhava na instituição havia 17 anos. De acordo com o delegado Matheus Laiola, os desvios ocorreram por pelo menos dois anos. “A gente tem como os maestros dessa empreitada criminosa o ex-gerente geral de uma das agências aqui de Curitiba e um contador. O contador – que era contador de todas as sete empresas investigadas – adulterava documentos para conseguir a abertura de contas junto ao ex-gerente geral”, afirma o delegado.

A lista de empresas investigadas, algumas delas de grande porte, inclui a Vale do Sul, a Rios & Associados, a Vgel Geral Eletroquímica, a Backdom Ltda, a Multiagrícola Comércio Atacadista, a TM Esportes e a Sttallyon Indústria e Comércio.

Sócios

O delegado afirma que apenas o banco foi lesado. Segundo ele, alguns parceiros comerciais das empresas investigadas não tinham conhecimento do esquema e também podem ter sido lesados. “São sócios que não sabiam dos desvios”, aponta.

As prisões são temporárias. A polícia tem indícios de que os investigados tentaram coagir testemunhas para que mentissem. Depois da coleta dos depoimentos dos presos, a delegado vai decidir se pede a prorrogação das prisões temporárias ou conversão em preventivas, caso entenda que os suspeitos podem atrapalhar as investigações.

Por meio de nota, o banco reiterou que o ex-gerente foi demitido por justa causa após a descoberta da conduta. “O Banco do Brasil informa que, após identificar indícios de irregularidades, concluiu investigações da auditoria interna que resultaram na demissão por justa causa de um funcionário, em junho de 2016, e na apresentação de notícia crime à polícia. O Banco do Brasil colabora com as investigações policiais para que todos os fatos sejam esclarecidos”.

As defesas de investigados foram questionadas na delegacia, mas não quiseram se pronunciar. A ação policial foi realizada no Paraná, São Paulo, Goiás e Brasília.

tags: polícia

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Nova York em alerta por aumento de 10% da taxa de homicídios
O número de mortes em acidentes de trânsito em Porto Alegre caiu 73% em julho em comparação ao mesmo mês de 2014
https://www.osul.com.br/um-empresario-suspeito-de-desviar-10-milhoes-de-reais-do-banco-do-brasil-se-entregou-policia/ Um empresário suspeito de desviar 10 milhões de reais do Banco do Brasil se entregou à polícia 2017-10-23
Deixe seu comentário
Pode te interessar