Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Um erro cometido por funcionários de um hospital americano pode ter exposto quase quatro mil pacientes ao vírus da aids, hepatite e outras infecções transmitidas pelo sangue

Compartilhe esta notícia:

Instrumentos não esterilizados podem ter transmitido doenças em centro cirúrgico. (Foto: Reprodução)

Um lapso em um hospital pode ter exposto 3.778 pacientes à hepatite, HIV e outras infecções transmitidas pelo sangue nos Estados Unidos.

O centro cirúrgico HealthPlus, na cidade de Saddle Brook, no Estado de Nova Jersey, emitiu um alerta a todos os pacientes que passaram pelo ambulatório entre janeiro e setembro deste ano, de acordo com divulgado pela rede de TV norte-americana CNN.

Procedimentos de limpeza

Uma investigação do Departamento de Saúde de Nova Jersey descobriu que funcionários desse centro cirúrgico não estavam seguindo os procedimentos de limpeza e esterilização de instrumentos médicos o que teria colocado em risco pacientes principalmente em relação à hepatite B, hepatite C e HIV.

Nenhuma infecção

Até o momento, todos os pacientes foram notificados e nenhuma infecção foi detectada, de acordo com o Departamento de Saúde do Estado. “Embora o risco de infecção seja baixo, o centro cirúrgico HealthPlus e o Departamento de Saúde de Nova Jersey recomendam que os pacientes façam exames para essas doenças”, afirmou Janelle Fleming, porta-voz do Departamento de Saúde à CNN no último dia 24.

Ela disse que não poderia compartilhar informações sobre o que teria desencadeado a investigação que identificou os “lapsos no controle de infecção”.

Exames de sangue

O centro cirúrgico HealthPlus atende as áreas de ortopedia, dor crônica e cirurgia plástica e recebe principalmente pacientes de Nova Jersey e arredores, como Nova York, segundo a rede de TV norte-americana ABC News.

Um comunicado do centro cirúrgico HealthPlus, divulgado pela CNN, pede aos pacientes que façam exames de sangue e afirma que o hospital se compromete a pagar todas as despesas associadas a esses exames.

Doenças são silenciosas

As hepatites B e C são uma inflamação no fígado causadas por vírus e geralmente são silenciosas. Quando apresentam sintomas, eles se manifestam entre duas e seis semanas após o contágio, segundo o Ministério da Saúde.

A hepatite C é a mais letal, mas tem cura em mais de 90% dos casos quando o tratamento é seguido corretamente. Já uma pessoa com hepatite B pode melhorar sem tratamento, enquanto outras podem sofrer de doença prolongada que pode causar danos ao fígado, ainda segundo informações da pasta.

O HIV é o vírus que causa a Aids, que compromete o sistema imunológico, dificultando o combate a infecções. Não tem cura. Hoje, se tratado de forma adequada, é possível conviver com o vírus.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Sem maioria no Congresso Nacional, Bolsonaro terá que negociar com bancadas de partidos no Senado e na Câmara dos Deputados
Em um de seus últimos atos como presidente, Michel Temer autorizou o aumento da carga horária do ensino à distância em faculdades presenciais
https://www.osul.com.br/um-erro-cometido-por-funcionarios-de-um-hospital-americano-pode-ter-exposto-quase-quatro-mil-pacientes-ao-virus-da-aids-hepatite-e-outras-infeccoes-transmitidas-pelo-sangue/ Um erro cometido por funcionários de um hospital americano pode ter exposto quase quatro mil pacientes ao vírus da aids, hepatite e outras infecções transmitidas pelo sangue 2019-01-01
Deixe seu comentário
Pode te interessar