Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Um grande incêndio atingiu um mercado nos Emirados Árabes Unidos

Compartilhe esta notícia:

Dezenas de lojas foram afetadas, mas causa ainda não foi determinada. (Foto: Reprodução/Twitter)

Um grande incêndio atingiu um mercado com dezenas de lojas no emirado de Ajmã, nos Emirados Árabes Unidos, no final da tarde desta quarta-feira (5)

Uma enorme coluna de fumaça podia ser vistas a quilômetros de distância. Segundo o jornal local “The National”, o fogo começou por volta das 18h30min (11h30min em Brasília-DF) e a causa ainda não foi determinada.

O local incendiado é considerado uma atração turística, mas estava fechado havia meses, por causa da pandemia de coronavírus. Ele fica próximo a um hospital, que foi evacuado por precaução.

Segundo a polícia, não há mortos.

Ainda de acordo com o jornal, antes da chegada dos bombeiros, comerciantes da região tentaram ajudar a controlar as chamas com extintores, mas não conseguiram.

Beirute

Uma explosão na região portuária de Beirute deixou mais de 130 mortos e cerca de 5 mil feridos nesta terça-feira (4), segundo a contagem oficial do governo do Líbano e da Cruz Vermelha. A suspeita é que a explosão tenha partido de um armazém que guardava nitrato de amônio, um tipo de fertilizante.

O presidente do país, Michel Aoun, disse que a capital deve declarar estado de emergência para as próximas duas semanas e defendeu ser “inaceitável” que 2.750 toneladas de nitrato de amônio fossem armazenadas por seis anos em um depósito sem a segurança necessária.

Apesar de o país já ter sido alvo de terroristas e viver período de instabilidade política, não há evidência de que se trate de um atentado terrorista.

O primeiro-ministro libanês, Hassan Diab, disse em um pronunciamento que o país enfrenta uma catástrofe e declarou luto oficial de três dias. Ele disse também que o governo irá investigar os responsáveis pelo armazém que funcionava no porto da capital desde 2014.

nitrato de amônio, por si só, é relativamente pouco explosivo – mas tem grande potencial explosivo. Ele se apresenta como um pó branco ou em grânulos solúveis em água e é seguro, desde que não aquecido. A partir de 210°C, decompõe-se e, se a temperatura aumentar para além de 290°C, a reação pode tornar-se explosiva.

Um incêndio, tubos superaquecidos, fiação defeituosa ou relâmpagos podem ser suficientes para desencadear tal reação em cadeia.

A explosão no porto causou destruição em larga escala e quebrou o vidro de janelas a quilômetros de distância. Alguns barcos que navegavam próximos à costa do Líbano chegaram a ser balançados pela força da explosão. As explosões chegaram a ser ouvidas em Larnaca, no Chipre, a pouco mais de 200 km da costa libanesa.

Uma embarcação da Força Interina das Nações Unidas no Líbano (UNIFIL) foi danificada após a explosão no porto. Em um comunicado, os capacetes azuis informaram que alguns membros da missão de paz se feriram e foram transferidos para hospitais do país.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

A Espanha bateu recorde diário de infecção pelo coronavírus
O Líbano coloca os responsáveis pelo porto de Beirute em prisão domiciliar. O local estocava toneladas de nitrato de amônio há seis anos
https://www.osul.com.br/um-grande-incendio-atingiu-um-mercado-nos-emirados-arabes-unidos/ Um grande incêndio atingiu um mercado nos Emirados Árabes Unidos 2020-08-05
Deixe seu comentário
Pode te interessar