Quinta-feira, 02 de maio de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
19°
Light Rain

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Um meteorito caiu nos Estados Unidos e provocou um terremoto

Compartilhe esta notícia:

Dezenas de moradores compartilharam o fenômeno. (Foto: Reprodução)

Um meteoro foi visto nos arredores de Detroit, em Michigan, nos Estados Unidos, na terça-feira (16), de acordo com o USGS (Serviço Geológico dos Estados Unidos). Sua queda ainda provocou um terremoto de 2 de magnitude a 7 km a leste de Saint Clair Shores, no leste de Michigan, segundo a Reuters.

O meteoro também pode ser visto em Ohio (EUA) e Ontário, no Canadá, ainda segundo a Reuters, citando agências meteorológicas e geológicas.

Dezenas de moradores compartilharam nas redes sociais gravações do fenômeno. Nas gravações era possível ver uma luz seguida de uma aparente explosão, segundo a Efe.

“Eu não posso acreditar que teve um meteoro! Sacudiu nossa casa e provocou um grande abalo! Nós pensamos que algo tinha batido em nossa casa”, declarou Jennifer Wilson, no Twitter.

Outros internautas tiveram pensamentos mais ameaçadores. “Eu estava certo de que estava acontecendo uma invasão alienígena ou o apocalipse”, afirmou um usuário do Twitter que usa o nome de Crash.

Meteoritos de 1998

Dois meteoritos que caíram, em momentos diferentes, na Terra, no ano de 1998, contêm “ingredientes da vida”, como água líquida, aminoácidos e hidrocarbonetos, segundo um estudo divulgado recentemente. De acordo com a investigação, publicada na revista Science Advances, trata-se dos primeiros meteoritos a serem encontrados com estes “ingredientes”.

Um deles caiu perto de um campo de basquetebol infantil no Texas, nos Estados Unidos, em março de 1998, e o outro próximo de Marrocos, em agosto de 1998.

Uma equipe internacional de cientistas, incluindo do Reino Unido, Japão e dos Estados Unidos, inferiu os resultados a partir da análise, com técnicas de microscopia e raios-X, de amostras de pequenos cristais de sal recolhidos dos meteoritos, que foram preservados pela agência espacial norte-americana NASA.

O estudo, feito em parte no Laboratório Nacional Lawrence Berkeley, nos Estados Unidos, sugere que o planeta-anão Ceres, localizado na Cintura de Asteroides, entre Marte e Júpiter, pode ser a fonte dos compostos orgânicos detetados nos meteoritos.

Os pequenos cristais que contêm aminoácidos, hidrocarbonetos e vestígios de água são mais finos do que um fio de cabelo.

Os autores do estudo defendem que os vestígios microscópicos de água remontam à ‘infância’ do Sistema Solar, formado há 4,5 mil milhões de anos.

“Tudo leva a concluir que a origem da vida pode estar noutros lugares”, afirmou a autora principal do estudo, Queenie Chan, investigadora da The Open University, no Reino Unido, citada em comunicado pelo Laboratório Nacional Lawrence Berkeley.

Estação chinesa cairá na Terra em breve

A Estação Espacial chinesa chamada Tiangong-1 deve se chocar contra a Terra dentro de alguns meses. Fora de controle e repleta de susbstâncias tóxicas, como a hudrazina, que é altamente cancerígena, a queda da estação pode causar problemas graves ao planeta.

Segundo os cientistas, já havia sido previsto que o artefato, lançado em 2011, voltaria à atmosfera da Terra entre março e abril, mas na verdade ainda não há como definir a data exata em que isso pode acontecer. Especialistas esperam descobrir em breve em qual direção a estação espacial estará apontada para tentar minimizar o estrago.

Para evitar danos físicos e, claro, químicos, um grupo de cientistas chineses está considerando explodir a nave com raios laser, antes mesmo de ela adentrar a atmosfera terrestre. Normalmente, satélites costumam entrar em combustão assim que chegam à atmosfera, mas para o desespero dos cientistas esta não é a situação da Tiangon-1. Os chineses acreditam que, por ser tão grande, a nave chegará intacta ao solo ou a algum oceano da Terra.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Justiça da Alemanha obriga homem a apagar imagens íntimas de ex-namorada
O papa se reuniu no Chile com vítimas de abusos sexuais cometidos por padres do país
https://www.osul.com.br/um-meteorito-caiu-nos-estados-unidos-e-provocou-um-terremoto/ Um meteorito caiu nos Estados Unidos e provocou um terremoto 2018-01-17
Deixe seu comentário
Pode te interessar