Quinta-feira, 28 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Um novo estudo da Nasa sugere que a Lua veio da Terra. Entenda como

Compartilhe esta notícia:

Nasa diz que a Lua se formou a partir dos mesmos materiais que a Terra.  (Foto: Reprodução/Nasa)

Como a Lua foi formada? Cientistas buscam há anos entender como isso aconteceu e a teoria mais aceita no momento defende que ela foi formada após a colisão da Terra com um planeta do tamanho de Marte. Mas uma nova pesquisa feita pela Nasa, agência espacial norte-americana, sugere que ela se formou a partir dos mesmos materiais que a Terra.

Os estudos da agência espacial consideraram amostras da Lua coletadas há quase 50 anos e dados de outras pesquisas já feitas sobre ela. Em posse dessas informações, os pesquisadores simularam as etapas de formação da Lua para entender como o processo aconteceu.

O cientista Kevin Righter, do Centro Espacial Johnson da Nasa, e sua equipe analisaram e compararam 14 elementos metálicos encontrado nessas amostras (como zinco, estanho, cádmio, índio e túlio) e encontrou uma forte correlação com elementos presentes na Terra na maioria deles (nove, especificamente).

Segundo o pesquisador, os resultados indicam que a Lua não foi formada a partir de um material gerado após impacto com o corpo do tamanho de Marte, já que as mesmas comparações também foram feitas considerando esse cenário. “Os pesquisadores analisaram pequenos subconjuntos desses elementos no passado, mas esta é a primeira vez que todos os 14 elementos foram modelados juntos para analisar o sistema Terra-Lua”, disse Righter.

“Simulando os principais processos que contribuem para a formação da Lua e a diferenciação inicial, fomos capazes de prever o nível de cada elemento que deveria estar presente no manto da Lua”, acrescentou. Para a Nasa, os resultados são indicativos importantes, mas ainda iniciais. No entanto, o desejo que é o trabalho estimule novas pesquisas.

O grande choque

A teoria mais aceita hoje em dia para o surgimento da Lua envolve a hipótese de um grande impacto entre a Terra e um planeta do tamanho de Marte há 4,4 bilhões de anos.

Ela foi apresentada em 1975 e indica que uma grande quantidade de material se desprendeu após a colisão e a Lua foi formada. Essa relação ajuda a explicar os motivos da Terra e da Lua serem parecidas do ponto de vista geoquimicamente.

Colisão e surgimento da vida

De acordo com um estudo desenvolvido por pesquisadores da Universidade Rice, no Texas, Estados Unidos, e publicado em janeiro pelo periódico científico Science Advances, uma colisão planetária ocorrida há 4,4 bilhões de anos trouxe para nosso planeta os elementos fundamentais para o surgimento da vida.

“Nosso estudo indica que a Terra adquiriu sua cota de elementos essenciais à vida em um estágio muito tardio de sua acreção, possivelmente por meio do mesmo impacto que formou a Lua”, afirmou o geólogo e cientista planetário Damanveer Grewal.

Em astrofísica, acreção é o nome que se dá ao acúmulo de material na superfície de um astro por conta da ação da gravidade. “Como a Terra tem uma longa história de crescimento, espaçada por acúmulos de vários milhões de anos, impactos gigantescos devem ter desempenhado um papel primordial na origem da vida em nosso planeta”, prossegue o cientista.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

A crise entre Marina Ruy Barbosa e José Loreto afasta o casal da novela O Sétimo Guardião
Anunciantes tiram suas propagandas, e o YouTube apaga 400 canais ligados à pedofilia
https://www.osul.com.br/um-novo-estudo-da-nasa-sugere-que-a-lua-veio-da-terra-entenda-como/ Um novo estudo da Nasa sugere que a Lua veio da Terra. Entenda como 2019-02-24
Deixe seu comentário
Pode te interessar