Segunda-feira, 06 de outubro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Notícias Projeto municipal prevê proibição de placas e outdoors com mensagens ofensivas às mulheres

Compartilhe esta notícia:

Proposta pretende combater aspectos negativos como a misoginia e a violência contra o sexo feminino. (Foto: Reprodução)

Está em tramitação na Câmara de Vereadores de Porto Alegre um PL (projeto de lei) para que seja proibida a veiculação, em diversos tipos de mídia, de mensagens institucionais ou publicitárias que estimulem a misoginia (repulsa ao sexo feminino), o estupro e a violência sexual, física, moral ou social contra a mulher. A proposta é de autoria de Aldacir Oliboni (PT).

O texto altera a lei municipal nº 8.279, promulgada em 1999 e que disciplina o uso do mobiliário urbano e de veículos de divulgação como outdoors, painéis, murais, placas e assemelhados em espaços públicos ou cedidos por particulares na capital gaúcha. De acordo com Oliboni, o PL submetido aos colegas não tem por objetivo coibir a criatividade ou estabelecer censuras.

“Pelo contrário, a ideia desse projeto é romper com o senso comum e, de certa forma, antiético que se faz presente em muitas peças de publicidade e propaganda, buscando expandir tal criatividade para que outras formas de publicidade possam ser produzidas, com caráter mais humano, respeitoso, digno e que auxilie na luta e na conscientização social sobre o tema”, garante o proponente.

Aposta na transformação

O vereador avalia, ainda, que a restrição à publicidade de caráter misógino e sexista contribui para o enfrentamento à violência contra a mulher, abusos sexuais, feminicídios, muitos dos quais seguem uma concepção de elas são seres inferiores em nossa sociedade. Ainda não há data definida para apreciação e votação da matéria na Casa.

“Evidentemente, esta é apenas uma das muitas ações transformadoras que devemos propor no que se refere a políticas de Estado, tendo em vista a necessidade de um mundo no qual sejam respeitados os direitos humanos, com promoção da igualdade, da autonomia e da equidade de gêneros”, complementa.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Notícias

Governo brasileiro notifica Facebook sobre escuta de usuários
Índices de suicídio são maiores nas regiões gaúchas que usam mais agrotóxicos, reforçam especialistas
https://www.osul.com.br/um-projeto-municipal-preve-a-proibicao-de-placas-outdoors-e-outras-midias-com-mensagens-ofensivas-as-mulheres/ Projeto municipal prevê proibição de placas e outdoors com mensagens ofensivas às mulheres 2019-08-15
Deixe seu comentário
Pode te interessar