Ao canal de televisão TN, Alejandro Giuliano, outro especialista do INPS, disse que os tremores secundários eram esperados:

“Eles são processos de acomodação que ocorrem até que a crosta da terra se acomode. Ainda não estamos lá, devemos continuar a sentir tremores secundários por uma semana ou 10 dias”, afirmou.

Sergio Uñac, governador de San Juan, pediu calma à população em seu Twitter. “Vamos colocar em prática todas as medidas que aprendemos para prevenir incidentes. Nosso compromisso é saber a extensão dos impactos do terremoto em questão e colaborar com tudo o que for necessário”, declarou a autoridade.

Alguns locais, segundo Uñac, ficaram sem energia elétrica, e casas e estradas foram danificadas pelos abalos. Quatro pessoas tiveram de ser evacuadas de suas casas na cidade de Zonda.

A província se juntou às forças civis e de segurança para dar as devidas respostas, assim como aos responsáveis pelos municípios, complementou Sergio.

Os abalos, mensurados preliminarmente pelo Serviço Geológico dos Estados Unidos, foram sentidos também em Santiago (Chile) e em Santa Maria, no Rio Grande do Sul.