Quinta-feira, 01 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 2 de maio de 2019
A instituição australiana Northern Territory Parks and Wildlife compartilhou fotos de uma serpente com três olhos encontrada em Darwin, no Norte do país. O animal — que faleceu recentemente — tinha aproximadamente três meses de vida e foi apelidado de Monty, já que pertencia a espécie python carpete.
Cobras desse tipo podem crescer entre dois e quatro metros e são comuns na Oceania. “É notável como [a cobra] foi capaz de sobreviver na selva por tanto tempo com a deformidade, e ela estava lutando para sobreviver antes de morrer na semana passada”, afirmou Ranger Ray Chatto, membro da entidade, ao jornal NT News. O cadáver foi doado para institutos de pesquisa.
O terceiro olho de Monty, que parecia funcionar perfeitamente, foi estudado com o auxílio de uma máquina de raio-x. Ao que parece, a órbita ocular não surgiu da fusão de duas cabeças separadas, como os especialistas acreditavam: era apenas um olho extra no próprio crânio.
“Foi um consenso de que o olho provavelmente se desenvolveu muito cedo, durante o estágio embrionário de desenvolvimento”, escreveu a NT Parks and Wildlife, em um post no Facebook. “É muito improvável que isso seja [resultado] de fatores ambientais, e é quase certamente uma ocorrência natural, já que má formações em répteis são relativamente comuns.”