Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Tecnologia Uma falha no Instagram apagou milhares de seguidores de perfis

Compartilhe esta notícia:

Listas de seguidores diminuíram às centenas ou milhares rapidamente. (Foto: Reprodução)

Um bug está apagando milhares (em alguns casos, até milhões) de seguidores dos perfis de alguns usuários do Instagram, reportou na quarta-feira o Business Insider. De acordo com o site, entre os usuários afetados pela falha estariam celebridades como Kylie Jenner, Cristiano Ronaldo, Justin Bieber e Selena Gomez, cujos perfis foram monitorados pelo consultor de mídias sociais Matt Navarra.

Os usuários da rede social de fotos teriam começado a notar as mudanças em suas listas de seguidores na terça-feira à noite, e alguns perceberam que elas diminuíram às centenas ou milhares rapidamente. A página Down Detector, que monitora problemas em websites (quando eles saem do ar, por exemplo), recebeu uma avalanche de mensagens de usuários do Instagram reclamando do problema, reportando uma queda drástica em seus seguidores de repente.

O Instagram reconheceu a falha. Num post no Twitter, disse “estar ciente de um problema causando mudanças no número de seguidores de algumas pessoas” e afirmou que estava “tentando resolvê-lo o mais rápido possível”.

Especulações dão conta de que a repentina queda nos seguidores teria resultado de uma caçada do próprio Instagram a perfis falsos emseu ambiente. Em novembro, a rede, que pertence ao Facebook, anunciou que adotaria medidas tendo como alvo perfis que usam aplicativos de terceiros e robôs de software (bots) para aumentar artificialmente sua popularidade com falsos likes e falsos seguidores.

Proibição de imagens

Na última semana o Instagram anunciou que não permite mais a publicação de imagens de automutilação na plataforma. A mudança vem como resposta ao caso da adolescente Molly Russell, que cometeu suicídio aos 14 anos, em 2017. Os pais vieram a público no mês passado, afirmando que conteúdos disponíveis no Instagram sobre automutilação, depressão e suicídio contribuíram para a morte da jovem.

Em comunicado assinado por Adam Mosseri, diretor do Instagram, a companhia informou que imagens gráficas de automutilação, como cortes pelo corpo, serão banidas. Mas imagens relacionadas a essa prática, como cicatrizes, continuarão sendo permitidas, mas serão excluídas dos sistemas de busca, das hashtags e da janela “Explore”.

“Nós não vamos remover esse tipo de conteúdo do Instagram, pois não queremos estigmatizar ou isolar pessoas que podem estar sofrendo e publicando esse conteúdo como um pedido de ajuda”, explicou Mosseri.

A plataforma também se comprometeu a apoiar pessoas que estão em necessidade, focando em disponibilizar “mais recursos para pessoas publicando e procurando conteúdos relacionados à automutilação e as direcionando para organizações que possam oferecer ajuda”. Outras medidas estão sendo estudadas, como borrar imagens relacionadas à automutilação, para que elas não estejam visíveis imediatamente.

Segundo o comunicado, as mudanças foram realizadas porque, “ao longo do último mês nós pudemos ver que não estamos onde deveríamos estar em relação à automutilação e ao suicídio, e que precisamos fazer mais para manter seguras as pessoas mais vulneráveis que usam o Instagram”.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Tecnologia

O WhatsApp ganha novos menus e muda a tela de visualização de consumo
Um homem acusado de estuprar 276 crianças foi condenado a 60 anos de prisão na Colômbia
https://www.osul.com.br/uma-falha-no-instagram-apagou-milhares-de-seguidores-de-perfis/ Uma falha no Instagram apagou milhares de seguidores de perfis 2019-02-14
Deixe seu comentário
Pode te interessar