Segunda-feira, 17 de Fevereiro de 2020

Porto Alegre
Porto Alegre
36°
Partly Cloudy

Notícias Uma falha no Messenger expunha os contatos com quem o usuário trocava mensagens

A falha também permitia o acesso a uma lista de contatos com quem a pessoa não mantinha contato. (Foto: Reprodução)

Uma vulnerabilidade do Facebook expunha os contatos com quem usuários haviam trocado mensagens pelo Messenger. O bug foi resolvido em maio do ano passado, mas descoberto por pesquisadores da empresa de segurança Imperva.

Em novembro, a Imperva também foi responsável por identificar uma falha de segurança na rede social que permitia aos sites conseguir informações privadas de usuários do Facebook, além de dados de seus amigos.

No caso mais recentes, hackers podiam utilizar “qualquer site para ver com quem você estava trocando mensagens”, diz o relatório da Imperva. A falha também permitia o acesso a uma lista de contatos com quem a pessoa não mantinha contato. Já o conteúdo das mensagens e outros dados não podiam ser obtidos pela vulnerabilidade, segundo a empresa de segurança.

A falha de segurança acometia usuários que visitavam sites maliciosos a partir do Chrome e navegavam por ele enquanto estavam conectados ao Facebook.

A rede social só conseguiu resolver o problema na segunda tentativa, quando removeu todos os iframes do código de programação do Messenger – elemento que era parte vital da vulnerabilidade.

“Os ataques baseados em navegador ainda são um assunto negligenciado. Enquanto grandes empresas como o Facebook e a Google estão aprendendo a lidar com eles, a maior parte do setor ainda não tem noção do problema”, disse o pesquisador Ron Masas em relatório. Ele ainda pontuou que, embora a técnica ainda não fosse comum, poderia “aumentar sua popularidade ao longo de 2019”, já que normalmente não deixava vestígio.

Desde o escândalo envolvendo a Cambridge Analytica em março do ano passado, o Facebook tem sido fortemente criticado pelas sucessivas violações de privacidade e segurança dos usuários. A notícia da vulnerabilidade do Messenger chega um dia depois que o CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, anunciou planos de transformar o Messenger, WhatsApp e Instagram em plataformas mais privadas, combinando criptografia e mensagens temporárias.

Modo escuro

O Messenger é um dos aplicativos mais práticos para fazer a troca de mensagens no celular, uma vez que ele se integra automaticamente aos contatos do Facebook. Para se manter sempre em evidência, o programa constantemente está implementando funções novas, mas algumas delas não ficam em um lugar que todos perceberão.

Por sua vez, o Messenger agora conta com um modo escuro, ideal para ser utilizado em ambientes com pouca iluminação, mas ele possui até o momento um método de ativação bem peculiar. A seguir, confira como ativar o modo escuro do Messenger em seu smartphone.

Como funciona

Por enquanto, o modo escuro ainda está em fase de testes, apesar do recurso estar presente na versão estável do programa. Assim como outras alterações feitas dentro do aplicativo de mensagens, é claro, você estará apto a ligar ou desligar o tema escuro a qualquer momento.

Voltar Todas de Notícias

Compartilhe esta notícia:

Em cerimônia no Rio de Janeiro, Bolsonaro voltou a dizer que vai governar ao lado “dos cidadãos de bem” e “daqueles que respeitam a família”
O Supremo da Argentina manteve a ordem de prisão contra Cristina Kirchner
Deixe seu comentário
Pode te interessar