Quinta-feira, 09 de Abril de 2020

Porto Alegre
Porto Alegre
18°
Fair

Notícias Uma feira de arte independente é o destaque deste domingo na Biblioteca Pública do Estado

Evento cultural será realizado das 10h às 17h. (Foto: Palácio Piratini)

Das 10h às 17h deste domingo, a Biblioteca Pública do Estado abre as suas portas para a primeira edição da Órbita, feira independente que reúne artistas, grupos, editores e designers.

Em destaque, aquarelas, gravuras, revistas, xilogravuras, ilustrações, aquarelas, fotografias, livros, jornais, posters, zines e histórias em quadrinhos. As peças podem ser adquiridas pelo público.

Além disso, das 11h ao meio-dia será realizada a mesa-redonda “Pesquisa em Cultura Pop e Quadrinhos – Trajetórias, Experiências e Desafios para o Campo de Estudos”, com Iuri Reblin e Larissa Becko e mediação de Társis Salvatore. E das 13h30min às 15h, será a vez de uma oficina de HQ com Carlos Jenisch.

O evento tem entrada franca. A instituição está localizada na rua Riachuelo nº 1.190 (Centro Histórico), esquina com a General Câmara. Confira a seguir alguns dos profissionais que participam da feira

Iuri Reblin

Professor da EST (Escola Superior de Teologia), em São Leopoldo/RS, e pesquisador associado à Eca-USP (Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo), tem pós-doutoramento na área de histórias em quadrinhos. É também doutor em Teologia pelo programa de pós-graduação da EST.

A sua linha de pesquisa está direcionada à cultura pop, quadrinhos, superaventura, narratividade, super-heróis, mito e religião, teologia e arte, o pensamento de Rubem Alves. Em 2013, recebeu o prêmio Capes de tese na área de Teologia, subcomissão da área Filosofia/Teologia, por seu trabalho sobre histórias em quadrinhos.

Atualmente é coordenador da Aspas (Associação de Pesquisadores em Arte Sequencial), da qual também é um dos seus membros fundadores e é membro da Soter (Sociedade de Teologia e Ciências da Religião), além de líder do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Arte Sequencial, Mídias e Cultura Pop.

Larissa Becko

Pós-graduado em Comunicação Social/Relações Públicas pela UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) em 2012, concluiu neste ano o mestrado em Ciências da Comunicação pela Unisinos (Universidade do Vale do Rio dos Sinos) e cursa doutorado em em Ciências da Comunicação pela mesma instituição.

Participa, ainda, dos coletivos de pesquisa CultPop (Grupo de Pesquisa em Cultura Pop, Comunicação e Tecnologias) da Unisinos e Cult de Cultura (Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Arte Sequencial, Mídias e Cultura Pop) que lidera na EST com o professor Iuri Andréas Reblin. Atua principalmente nos temas cultura do fã, super-heróis, performances, identidades e práticas de consumo.

Társis Salvatore

Publicitário e atualmente cursando Biblioteconomia na UFRGS, é crítico de quadrinhos e resenhista de livros para as revistas Mundo dos Super-Heróis e Mundo Nerd desde 2008. Vencedor do prêmio HQ MIX como “Melhor Publicação sobre Quadrinhos” em 2007, 2008 e 2012.

Também atua como editor do site www.papodequadrinho.com.br, especializado em Cultura Pop e histórias em quadrinhos. Foi consultor da Gibiteca da BSP (Biblioteca de São Paulo) e atualmente se dedica a montar o mesmo tipo de projeto no colégio João Paulo I, em Canoas.

Carlos Jenisch

Estudou Licenciatura pelo Instituto de Artes da UFRGS, onde pesquisou o tema quadrinhos na sala de aula. Participou das Jornadas Internacionais de Quadrinhos da USP, congresso que reúne pesquisadores de quadrinhos de todo o País, apresentando o projeto autoral: “Arte Sequencial na Sala de Aula: Modos Experimentais de Construir Narrativas.”

Desde 2016, ministra o curso Laboratório de Quadrinhos, que já passou por espaços tradicionais de Porto Alegre, a exemplo da CCMQ (Casa de Cultura Mario Quintana), Atelier Livre Xico Stockinger (Centro Municipal de Cultura) e o CCEV (Centro Cultural Erico Veríssimo), onde é realizado no momento. Também é editor e cocriador do selo de publicações Quadrúpede.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Notícias

Bolsonaro garante concurso de admissão para a carreira diplomática neste ano
Bolsonaro é convidado por Silvio Santos para defender a reforma da Previdência na TV
Deixe seu comentário
Pode te interessar