Domingo, 12 de Julho de 2020

Porto Alegre
Porto Alegre
13°
Cloudy

Notícias Feira em Porto Alegre divulga produção gaúcha de azeite de oliva extravirgem

Compartilhe esta notícia:

Praticamente não existe mais estoque no mercado desses lotes. (Foto: Reprodução/Agência Brasil)

Ao menos 20 marcas de azeite de oliva extravirgem produzidas no Rio Grande do Sul são o destaque de uma feira, neste sábado, no pátio da Seapdr (Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural), em Porto Alegre. Os visitantes poderão degustar e adquirir os produtos expostos, além de esclarecer dúvidas.

A iniciativa proporciona um espaço para apresentação de produtos oriundos da safra de 2019, além de novas marcas lançadas desde o começo deste ano pelos associados do Ibraoliva (Instituto Brasileiro de Olivicultura). “Trata-se de uma ótima oportunidade para conhecermos os resultados dessa culturam que vem ganhando um espaço cada vez maior no Estado”, salienta o titular da Seapdr, Covatti Filho.

A Secretaria está localizada na avenida Getúlio Vargas (bairro Menino Deus), na quadra entre as ruas Botafogo e Saldanha Marinho. O evento, denominado “da Feira do Azeite Novo” é promovido do Estado em parceria com o Ibraoliva. Antes do início da mostra, integrantes da entidade se reunirão em assembleia-geral para escolher a sua nova diretoria.

ExpoBento e Fenadoce

Já estão abertas as inscrições para agroindústrias familiares que pretendem participar da 29ª ExpoBento (Bento Gonçalves) e 26ªFenadoce (Pelotas). Ambos os eventos estão programados para junho e contarão 100 estandes custeados pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural).

Os empreendedores interessados devem procurar o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de seus municípios até o dia 3 de maio. “Assim como as demais feiras apoiadas pela pasta estadual, a ExpoBento e a Fenadoce representam oportunidades únicas, não apenas para comercialização, mas para contato direto com o consumidor e futuros negócios”, complementa Covatti Filho.

Conforme o governo gaúcho, o processo seletivo segue critérios definidos em regulamento pelas comissões organizadoras, compostas pela própria Seapdr juntamente com a Emater (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural) e entidades representativas dos agricultores.

Para a ExpoBento (13 a 26 de junho) estão sendo oferecidos 38 estandes para as agroindústrias no Parque de Eventos do município – os organizadores estimam receber público superior a 200 mil visitantes. Já para a Fenadoce (5 a 23 de junho), serão 62 espaços.

A prioridade para a participação é dada a empreendedores que buscam a primeira participação nos eventos e que sejam oriundos do município e da região. Um dos critérios de participação é a inclusão dos empreendimentos no Peaf (Programa Estadual de Agroindústria Familiar).

“Também analisaremos a capacidade de abastecimento durante todo o evento”, informa o diretor de Agricultura Familiar e Agroindústria da Secretaria, José Alexandre da Silva Rodrigues.

(Marcello Campos)

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Notícias

Desconsiderar o risco de uma greve dos caminhoneiros é temerário, diz presidente da Petrobras
Presidente do Senado afirma que reforma da Previdência irá “equilibrar as contas públicas”
Deixe seu comentário
Pode te interessar