Terça-feira, 25 de Fevereiro de 2020

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Brasil Desconsiderar o risco de uma greve dos caminhoneiros é temerário, diz presidente da Petrobras

(Foto: Agência Brasil)

Duas semanas após o presidente Jair Bolsonaro pedir para a Petrobras segurar o reajuste do preço do diesel por conta da ameaça de uma greve dos caminhoneiros, Roberto Castello Branco, presidente da estatal, disse ao jornal Estado de S. Paulo que esse assunto já está superado. Mas disse que desconsiderar o risco de uma greve de caminhoneiros é temerário.

A decisão de segurar o reajuste levou a companhia a perder R$ 32 bilhões em valor de mercado no dia 11 de abril e criou um temor entre investidores de que o governo voltasse a interferir na política de preços de combustíveis.

Segundo Castello Branco, a Petrobras não pode subsidiar o preço do diesel porque cria um problema sério para o Brasil. “Não quero que os eventos do passado se repitam (ingerência na política de preços). Mas desconsiderar os riscos de uma greve é temerário”, disse. O executivo reconhece que os caminhoneiros ganharam poder de barganha – em maio do ano passado, a categoria parou o País por 10 dias. Pedro Parente, que presidia a estatal à época, renunciou ao cargo após o governo de Michel Temer suspender reajuste ao diesel por causa da greve.

O executivo afirmou que em nenhum momento pensou em deixar a Petrobras por causa da polêmica sobre o reajuste do diesel. “Minha preocupação era como eu poderia contornar a crise sem violar qualquer crença minha. Quero melhorar a Petrobras. Se eu sentir que vou fracassar, não tenho mais nada a fazer, não vou comprometer a minha credibilidade. Demissão é um ato que se executa, e não se ameaça. Não é inteligente fazer isso.”

O executivo afirmou que tem um diálogo construtivo com Brasília, sobretudo com a equipe econômica. “O governo nunca fez menção de intervir na companhia.” E essa postura, segundo ele, tem sido importante para que a estatal acelere seus planos de vendas de ativos considerados não estratégicos.

Venda de ativos

Neste ano, a estatal conseguiu levantar US$ 10,3 bilhões com os desinvestimentos. Deste total, US$ 8,6 bilhões foram com a venda da TAG, gasoduto vendido para a francesa Engie. A companhia também se desfez da plataforma do campo de Tartaruga Verde (comprada pela empresa Petronas, da Malásia, por US$ 1,3 bilhão) e do polo do Riacho da Forquilha, arrematada pela baiana PetroRecôncavo, por US$ 384 milhões.

“É o maior plano de desinvestimento de ativos da história da Petrobras. Boa parte dos recursos será usada para reduzir a dívida da companhia. Vamos nos concentrar na produção e exploração de petróleo e gás natural”, disse.

A Petrobras pretende vender parte de suas refinarias, de sua participação na petroquímica Braskem, da Liquigás (botijão de gás), de ativos não estratégicos fora do País, e tem estudos para se desfazer de suas distribuidoras de gás em todo País.

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