Quinta-feira, 09 de outubro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Notícias Uma operação-conjunta voltou às ruas para combater os furtos e roubos na Região Metropolitana de Porto Alegre

Compartilhe esta notícia:

Iniciativa contou com cerca de 900 agentes e 300 viaturas em 34 municípios. (Foto: Gustavo Mansur/Palácio Piratini)

A mobilização conjunta de todas as forças de Segurança Pública do Estado voltou às ruas de Porto Alegre e outros 33 municípios na tarde dessa quinta-feira: é a segunda edição da Operação Integrada Metropolitana. O foco é o combate aos roubos, furtos e outros crimes com impacto direto na vida do cidadão.

Inserida no programa “RS Seguro”, a iniciativa contou com cerca de 900 agentes e 300 viaturas, com apoio aéreo em mais de 150 pontos. Dentre as ações estão a instalação de barreiras de trânsito, patrulhamento intensivo e abordagens em paradas de ônibus, áreas comerciais e proximidades de agências bancárias.

Participaram integrantes da Brigada Militar, Polícia Civil, Guardas Municipais, Corpo de Bombeiros, Detran (Departamento Estadual de Trânsito), IGP (Instituto-Geral de Perícias) e Susepe (Superintendência dos Serviços Penitenciários). Além destes, atuaram servidores de outras esferas: agentes municipais de trânsito e fiscalização,  Exército, Polícia Rodoviária Federal e Força Nacional de Segurança Pública.

O objetivo é a repressão qualificada por meio de saturação de efetivo em regiões estratégicas e com índices de criminalidade elevados. Há ainda presença de agentes em áreas de atuação do tráfico de drogas.

“Todo crime que afeta a vida direta do cidadão, como crimes patrimoniais, roubos e furtos de veículos, inclusive o controle de materiais ilícitos em veículos de carga, depende de mobilização para seu combate”, frisou o coronel Marcelo Gomes Frota, secretário-adjunto da Segurança Pública do Rio Grande do Sul. “É o que fazemos aqui, dentro dos eixos de planejamento do programa.”

Experiência anterior

A primeira edição, na sexta-feira da semana passada, resultou em 123 prisões e na apreensão de 25 armas, munição, coletes e radiocomunicadores, além de 22 quilos de drogas e 100 balanças de precisão. A mobilização apreendeu 67 veículos e mais de R$ 70 mil em dinheiro sem comprovação de origem.

Foram empregados mais de 1,5 mil agentes, quase 800 viaturas e três helicópteros, abrangendo cerca de 200 pontos dos municípios que fazem parte do GGIMPOA (Gabinete de Gestão Integrada da Região Metropolitana de Porto Alegre).

As ações incluíram 188 vistorias realizadas pelas equipes de fiscalização dos Bombeiros e do Exército, bem como autuações efetivadas por órgãos de outras esferas do poder público municipal, estadual e federal. Em barreiras de trânsito, mais de 3,1 mil veículos passaram por vistorias, e 4,6 mil pessoas abordadas pelos efetivos de Brigada Militar, Polícia Civil e Polícia Rodoviária Federal.

Os órgãos envolvidos, dentro do planejamento e execução da operação interagem com as demais instituições estaduais e federais integrantes do GGIMPOA: Ministério Público do Estado, Receita Estadual, Polícia Federal, Receita Federal, Abin (Agência Brasileira de Inteligência), Tribunal de Justiça do Estado, Justiça Federal no Estado, Ministério Público Federal e Forças Armadas, além de representações da sociedade.

Coordenado pelo vice-governador e secretário da Segurança Pública e da Administração Penitenciária, Ranolfo Vieira Júnior, o Gabinete integra o eixo de combate ao crime do “RS Seguro”, um dos quatro pilares do planejamento, elaborado de forma transversal e estruturante, para contemplar as necessidades de diversas áreas do governo que têm impacto na Segurança Pública, como Educação e Saúde.

Criado por decreto do governo do Estado, o GGIMPOA é um órgão deliberativo, consultivo e executivo, que opera por consenso, sem hierarquia, respeitando a autonomia das instituições que o compõem. O objetivo principal do gabinete integrado é promover a integração entre órgãos estaduais de segurança com forças federais e municipais, de forma a ampliar a segurança da população e diminuir os índices de criminalidade da Região Metropolitana.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Notícias

A polícia pediu a apreensão de um terceiro adolescente suspeito de participar do planejamento do massacre na escola em São Paulo
A Polícia Federal prende suspeitos de participarem de uma rede internacional de pornografia
https://www.osul.com.br/uma-operacao-conjunta-voltou-as-ruas-para-combater-os-furtos-e-roubos-na-regiao-metropolitana-de-porto-alegre/ Uma operação-conjunta voltou às ruas para combater os furtos e roubos na Região Metropolitana de Porto Alegre 2019-03-14
Deixe seu comentário
Pode te interessar