Segunda-feira, 03 de agosto de 2026

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
19°
Fair

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Notícias Uma pesquisa diz que, depois de um aborto, as mulheres sentem alívio, não arrependimento

Compartilhe esta notícia:

Cerca de 95% das mulheres indicaram acreditar que fazer um aborto foi a decisão certa. (Foto: Reprodução)

Estudo publicado pela revista Social Science & Medicine, a maioria das mulheres sente alívio, e não arrependimento, após a realização de um aborto. Segundo a CNN até ao momento este é um dos maiores estudos sobre as emoções das mulheres após um aborto. A pesquisa, publicada recentemente, mostra que a maioria das mulheres não se arrepende da sua escolha.

Os pesquisadores descobriram que, cinco anos após o aborto, apenas 6% expressavam emoções negativas enquanto que 84% teve emoções positivas ou inexistentes em relação à decisão de abortar, mesmo que não se sentissem assim quando tomaram a decisão.

No estudo, mais da metade das mulheres afirmou que a decisão de interromper a gravidez foi ‘muito difícil’ e 27% caracterizou a escolha como ‘um pouco difícil’. Cerca de 46% disseram que não foi uma decisão difícil.

Quase 70% acreditavam que iriam ser estigmatizadas se as pessoas soubessem do aborto.

Para chegar a esta conclusão, os pesquisadores contaram com a participação de 1000 mulheres, que acompanharam 11 vezes durante um período de cinco anos.

Para a autora principal do artigo, a bióloga Corinne Rocca, a pesquisa desbanca um dos principais argumentos de quem é contrário ao aborto. Segundo ela, é comum que digam que a proibição do aborto protegeria as mulheres do dano emocional que elas sofreriam ao abortar. No entanto, de acordo com o trabalho, não há prova alguma disso muito pelo contrário, aliás.

Em 2015, inclusive, Rocca havia liderado outra pesquisa, com o mesmo número de participantes e acompanhamento mantido por três anos. O resultado obtido foi o mesmo: 95% das mulheres acreditava ter tomado a decisão acertada.

Vários estados exigem aconselhamento obrigatório sobre o aborto e períodos de espera que incluam informações sobre a resposta emocional negativa ao aborto. Há uma pressão constante de grupos anti-aborto e políticos socialmente conservadores para aprovar duras leis sobre o aborto nos Estados Unidos – buscando, eventualmente, derrubar a decisão histórica Roe vs Wade, que legalizava o aborto.

O novo estudo observa que emoções misturadas, por exemplo, culpa misturada com alívio, são comuns para as mulheres logo após o aborto, mas “tanto as emoções positivas quanto as negativas declinaram nos primeiros dois anos e se estabilizaram depois, e a decisão acertada permaneceu alta e constante”.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Notícias

Deixe seu comentário

Os comentários estão desativados.

Bolsonaro confirmou que o governo federal quer militares da reserva em força-tarefa para reduzir filas do INSS
Um defensor público protocolou o pedido de impeachment do governador de Santa Catarina
Pode te interessar