Terça-feira, 16 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
25°
Showers in the Vicinity

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

| Uma visita ao Museu do Futebol do Pacaembu

Compartilhe esta notícia:

Interatividade é a marca do local (Foto: governo de SP/DVG)

Por André Malinoski, de São Paulo

O Museu do Futebol de São Paulo, localizado no Estádio do Pacaembu, é um passeio através da interatividade do esporte mais popular do mundo. A visita é quase uma obrigação para os amantes da bola.

No dia em que estive lá, assisti Ronaldinho Gaúcho fazendo embaixadinhas dentro da sala “Jogo de Corpo”, com imagens em terceira dimensão, com óculos apropriados. Ao lado da reprodução do ex-gremista, um esqueleto em movimento era reproduzido para o espectador.

Em outra seção, craques estão no ar em vultos que aparecem e somem em placas especiais. Na sequência é possível ouvir narrações de gols antigos de diversos radialistas – eu optei por escutar um da Copa do Mundo de 1930 –, assim como escolher tentos do passado para rever.

Um pouco adiante, debaixo do concreto das arquibancadas do Pacaembu, uma sala homenageia as torcidas do Brasil. São mostrados os cânticos dos torcedores. Em seguida, mestres da literatura, arte e música ficam ao lado dos artistas do futebol.

A dor da derrota também está eternizada no museu. Em um corredor, Ghiggia, em imagens em preto e branco, ruma para vencer Barbosa e dar o título da Copa do Mundo de 1950 para o Uruguai. Era como se eu estivesse ao lado do goleiro.

Após, as conquistas do Brasil em Mundiais são enaltecidas. Pelé e Garrincha ganham destaque. E há frases, regras, curiosidades e até um campo projetado no chão. A bola foge de quem tenta chutá-la. O fim do passeio é a cobrança de um pênalti pelo visitante. A velocidade do chute é registrada na hora.

SERVIÇO:

Preços: R$ 6,00 (inteira), R$ 3,00 (meia). Não pagam crianças até sete anos (mediante a apresentação de documento de identidade), professores da rede pública (municipal, estadual ou federal) com apresentação de holerite impresso e com data atual, e pessoas com deficiência (a gratuidade é estendida para 1 acompanhante)

Quando visitar: de terça a domingo das 9h às 17h (com permanência até as 18h). O Museu do Futebol não abre às segundas. Há horário diferenciado em dias de jogos no Estádio do Pacaembu

MAIS INFORMAÇÕES NO SITE OFICIAL DO MUSEU.

 

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de |

De volta à vice-liderança do Brasileirão, o Grêmio encerra os preparativos para o jogo deste domingo contra a Ponte Preta
Paolla Oliveira vai perder o noivo para Alinne Moraes em novela
https://www.osul.com.br/uma-visita-ao-museu-do-futebol-do-pacaembu/ Uma visita ao Museu do Futebol do Pacaembu 2015-04-26
Deixe seu comentário
Pode te interessar