Quarta-feira, 08 de outubro de 2025
Por Redação O Sul | 25 de março de 2021
Comemorando o 249º aniversário da cidade, a edição deste ano da Semana de Porto Alegre tem uma atividade inédita: a visita virtual a dez prédios históricos que incluem o patrimônio imobiliário e cultural da capital gaúcha. A “tour” inclui museus, mercados, pinacotecas e casarões e pode ser apreciada em tourvirtualpoa.wixsite.com/tour.
A iniciativa é da Escola de Gestão Pública (EGP) e da Biblioteca da Secretaria Municipal de Administração e Patrimônio (SMAP). Profissionais (atuais e ex-colaboradores) do Gabinete de Comunicação Social da prefeitura assinam as imagens, cada um sendo desafiado a apresentar seu olhar sobre esses endereços.
O secretário municipal de Administração e Patrimônio, André Barbosa, ressalta a inovação da atividade, especialmente pelas limitações impostas pelo momento vivido em função da pandemia:
“Além de ser um projeto inédito e muito diferenciado, ele mostra criatividade e modernização, usando a tecnologia a nosso favor, já que não poderemos realizar eventos neste ano. Será um aniversário com muitas propostas originais”.
Segundo a coordenadora da Escola de Gestão Pública (EGP), Fernanda Jardim, a proposta reúne informações de três áreas da SMAP e abre uma oportunidade para que os porto-alegrenses possam se conectar no período de aniversário da cidade, já que não haverá atividades presenciais.
“A nossa biblioteca e as áreas de patrimônio imobiliário e documentação trabalharam juntas para oferecermos esse convite de visitação à distância aos prédios públicos. O tour virtual é uma forma de nos mantermos conectados com a nossa cidade, apesar das restrições”, salienta.
História
Para complementar, a Biblioteca da EGP disponibilizou a Coleção Especial Bibliografias, sobre a História de Porto Alegre e da Prefeitura, que inclui obras como o Guia do Arquivo Histórico de Porto Alegre Moysés Vellinho, A Tradição do Bará do Mercado, Pequena História de Porto Alegre e Memória dos Bairros.
O acervo contém livros especializados em diversas áreas, como gestão, gestão pública e psicologia, além de literatura nacional e estrangeira, DVDs e CDs. As obras estão disponíveis para consulta local a toda a comunidade e para empréstimo a servidores municipais.
Gicele Gomes, coordenadora da unidade, salienta que o espaço conta também com doações de exemplares feitas pela Biblioteca Pública Municipal, pelas secretarias e demais órgãos municipais, e por instituições parceiras. “Algumas dessas obras são de consulta local por serem edições especiais e raras”, explica.
(Marcello Campos)