Segunda-feira, 01 de dezembro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Uso de agrotóxicos no Brasil cresceu 700% em 40 anos

Compartilhe esta notícia:

(Foto: Reprodução)

Nos últimos 40 anos, a área plantada no Brasil aumentou 78%. Em contrapartida, o uso de agrotóxicos subiu 700%. O dado é da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária). O excesso de agrotóxico aplicado sem controle pode provocar sérios danos à saúde de quem consome o alimento produzido nestas condições e também do agricultor, que aplica o produto no campo. Os chamados defensivos agrícolas são aplicados em várias situações. Para matar as pragas, como insetos e larvas, o agricultor usa o inseticida. Já o herbicida é usado para eliminar as plantas daninhas e o mato. Para tratar doenças, o indicado é o fungicida.

Mas o produtor rural não espera todos esses problemas aparecerem na lavoura para começar a aplicar o agrotóxico. “O ideal seria que o uso fosse o mínimo. Hoje é feito o calendário específico, tantas vezes de inseticida, tantas vezes de fungicida. Mesmo se não precise”, aponta o fiscal de defesa agropecuária Ney Omar Heiden do Araújo. Para que possam ser comercializados, os defensivos passam por intensa análise e apenas depois recebem autorização para a venda no País.

Riscos
A intoxicação pode provocar sintomas aparentes como convulsão, vômito e desmaios. Já a do tipo crônica é mais perigosa. A maioria dos casos não acontece na lavoura, mas antes, quando o agricultor prepara o veneno. Por isso, é importante que se faça uso de equipamentos de segurança. (AG)

tags: Brasil

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Uma pesquisa mostrou que um em cada cinco bebês que nascem no Brasil tem mãe adolescente
Facebook e Google são suspeitos de sonegar impostos no Brasil
https://www.osul.com.br/uso-de-agrotoxicos-no-brasil-cresceu-700-em-40-anos/ Uso de agrotóxicos no Brasil cresceu 700% em 40 anos 2015-07-27
Deixe seu comentário
Pode te interessar