Segunda-feira, 12 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 19 de agosto de 2019
*Por Carine Bordin
O secador de cabelo é item indispensável principalmente para as mulheres. Porém, seu uso incorreto pode acarretar em sérios acidentes e, até mesmo, ser fatal. Foi o que aconteceu com a comerciante Luciana Minato, de 34 anos. Ela morreu eletrocutada após sofrer uma descarga elétrica enquanto usava o secador, como mostrou a matéria da RedeTV!.
O caso aconteceu no último sábado (17), na cidade de Paranavaí, no noroeste do Paraná. Segundo informações do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu), a mulher estava secando os pelos do seu cachorro quando recebeu uma descarga elétrica e desmaiou.
Os socorristas tentaram reanimar a comerciante, mas ela não resistiu ao impacto da descarga. De acordo com os bombeiros, o secador estava com o fio descascado, o que pode ter provocado o choque elétrico.
Em entrevista à reportagem do jornal O Sul, o tenente Rafael Cabral, do 1º Batalhão de Bombeiros, e comandante dos pelotões da Zona Norte de Porto Alegre, deu algumas dicas para garantir a segurança na hora de manusear o aparelho. “O secador de cabelo não é um vilão, mas é necessário tomar algumas medidas de segurança simples para poder usá-lo tranquilamente, sem sustos”, explicou.
Os principais acidentes com esse tipo de aparelho são incêndios e choques elétricos. Para garantir o bom uso, é preciso estar atento ao estado do secador. “Em primeiro lugar, saber a voltagem e as condições da fiação do local onde ele será ligado, além de observar a situação do próprio aparelho, ficando atento para fios desemcapados e soltos”, ressaltou.
Confira outras dicas de segurança:
– Cuidar a distância em que o aparelho fica do couro cabeludo (evita queimaduras)
– Conhecer o local onde ele será ligado e se a rede elétrica suporta a carga (voltagem)
– Nunca usar próximo à superfícies úmidas
– Evitar ligar o aparelho logo após o banho
– Nunca utilizar o aparelho descalço
De acordo com Cabral, com esses cuidados, o usuário pode desfrutar de todos os benefícios que o secador de cabelo oferece. O tenente lembra que as dicas valem também para o manuseio de chapinhas, babyliss e até mesmo aparelhos aquecedores (aqueles de chão, utilizados principalmente no inverno).