Sábado, 12 de Junho de 2021

Porto Alegre
Porto Alegre
14°
Fair

Porto Alegre Vacinação de grávidas maiores de idade e pessoas com comorbidades a partir de 40 anos prossegue nesta terça em Porto Alegre

Compartilhe esta notícia:

Tenda do Bourbon Country e drive-thru da PUC atendem das 9h às 17h.

Foto: Cristine Rochol/PMPA
Serviço estará disponível em 33 postos de saúde, das 8h às 17h. (Foto: Cristine Rochol/PMPA)

Continua em Porto Alegre nesta terça-feira (11) a aplicação da primeira dose de vacina contra o coronavírus para pessoas com comorbidades a partir de 40 anos. O serviço também está disponível para grávidas e puérperas (até 45 dias depois do parto) maiores de idade, além de idosos e profissionais de saúde.

A lista, inclui, ainda, indivíduos com deficiência cadastradas no programa BPC (Benefício de Prestação Continuada) a partir de 40 anos, pessoas com Síndrome de Down, trabalhadores de apoio aos serviços de saúde a partir de 18 anos que ainda não receberam a primeira dose e quem tem o vírus HIV.

O atendimento é realizado em 33 unidades de saúde, na tenda do estacionamento externo do shopping Bourbon Country, drive-thru da PUCRS e em 21 farmácias parceiras da SMS (Secretaria Municipal de Saúde) na campanha.

Pessoas com HIV podem procurar o SAE (Serviço de Assistência Especializada) do Centro de Saúde Vila dos Comerciários (rua Moab Caldas, 400, área 11, bairro Santa Tereza) ou o SAE do Centro de Saúde Santa Marta (rua Capitão Montanha, 27, 5º andar – Centro Histórico). Nas unidades de saúde e nos SAEs, o horário é das 8h às 17h.

Com relação às farmácias, são 21 lojas que atendem os públicos da campanha e estudantes de ensino superior e técnico de cursos da área da saúde cujos nomes foram enviados à Diretoria de Vigilância em Saúde/SMS em listas. O atendimento é das 9h às 17h, exceto a Panvel do Iguatemi, que abre às 10h.

Tenda do estacionamento externo do Bourbon Country, drive-thru da PUCRS e nas unidades de saúde Santa Cecília, Santa Marta, Modelo e IAPI. Horário: das 8h às 17h nas unidades de saúde e das 9h às 17h na tenda e drive-thru. Público: pessoas imunizadas há mais de 12 semanas.

Em caso de dúvida, é possível consultar no site oficial da prefeitura a lista completa de endereços onde o serviço está disponível, bem como informações sobre os respectivos horários e públicos contemplados. O endereço é prefeitura.poa.br.

Vacina da gripe

A segunda etapa da campanha de vacinação contra a gripe começa nesta terça-feira, com a inclusão dos idosos com mais de 60 anos e professores entre os grupos prioritários. Essa etapa terá prosseguimento até 8 de junho. A meta é vacinar pelo menos 90% dos 304.338 idosos na faixa etária (273.904 pessoas) e dos 18.054 professores (16.249).

Para atender a esses públicos, a prefeitura começa com 43 endereços com o serviço já nesta terça-feira, das 8h às 17h, e depois ampliará de forma gradativa o número de locais.

Quem recebeu a vacina contra covid-19 recentemente deve aguardar o intervalo mínimo de 14 dias para fazer a vacina da gripe.

Dados oficiais mostram que 47.478 pessoas foram imunizadas contra a gripe em Porto Alegre desde o início da campanha, em 12 de abril. Esse contingente corresponde a 6,5% de todo o público estimado pela iniciativa, que é de 729.020 pessoas.

A meta é vacinar 90% de cada grupo prioritário. Além dos novos grupos, continuarão sendo imunizados as crianças entre seis meses e seis anos incompletos, gestantes, puérperas, indígenas e trabalhadores da saúde.

O maior contingente de vacinados até 10 de maio está no grupo das crianças (seis meses a seis anos incompletos), com 22.987 doses, 25% do público estimado na faixa etária, que é de 92.628.

Profissionais da área da saúde somam 16.692 (16% dos 101.362), gestantes, 2.584 (21% da estimativa de 12.390), puérperas receberam 453 doses (22% de 2.037) e indígenas, 347 doses, correspondentes a 52% dos 667 que compõem o público-alvo. A campanha contra influenza segue em todo o país até 9 de julho.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Porto Alegre retoma nesta terça-feira a aplicação da segunda dose da CoronaVac em idosos a partir de 75 anos
CPI da Covid deve questionar o presidente da Anvisa sobre proposta de alteração da bula da cloroquina
Deixe seu comentário
Pode te interessar